NOTÍCIAS / CEARÁ

Justiça declara ilegal a greve dos agentes penitenciários no Ceará

G1/CE

21/05/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia


A Justiça declarou ilegal a greve dos agentes penitenciários do estado do Ceará, anunciada para ter início às 0h deste sábado (21). A multa em caso de descumprimento da decisão foi fixada em R$ 15 mil por dia.

Para a desembargadora Tereze Neumann, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), o serviço dos agentes é "imprescindível" e a greve não deve ser deflagrada pela categoria até o "esgotamento de solução negociável, como manda a lei".

"Concedo a antecipação de tutela para determinar a suspensão da greve anunciada", decidiu a desembargadora Tereze Neumann.

A autora da decisão ressaltou ainda que o sistema penitenciária enfrenta "gravíssimos problemas estruturais" e reclama por ação do Governo que "efetivamente, assegure a ordem nessa esfera de vital importância para a segurança pública".

A paralisação da categoria foi anunciada na quinta-feira (19), após assembleia realizada entre agentes penitenciários e representantes do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-CE).

Reivindicações

Conforme o diretor do Sindasp-CE, Flávio Colares, a categoria reivindica um aumento de 100% na Gratificação por Atividades e Riscos (GAER), além de concurso para novos agentes penitenciários e aquisição de novas armas de fogo e equipamentos de segurança, dentre outros benefícios.

O Governo do Estado propôs, na terça-feira (17), um aumento de 20% na GAER, que seria incluído nos anos de 2017 e 2018. A proposta, no entanto, são foi aceita pelos representantes do Sindasp-CE.

Em nota, a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) afirmou que caso aconteça a greve policiais militares farão a segurança nas unidades prisionais.

A Sejus acrescentou que está "aberta ao diálogo com a categoria e que enviará todos os esforços para garantir a segurança de todos os que trabalham no sistema, assim como dos internos".

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados