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Preço de pescado varia até 501% em Fortaleza

DN online

24/03/2015

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Garantir o pescado na mesa durante a Semana Santa por um preço acessível será tarefa árdua para o fortalezense. Conforme levantamento realizado pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon-CE) em nove supermercados na Capital cearense será necessário pesquisar muito para conseguir economizar no almoço de Páscoa. Independente da marca, produtos dos mesmos tipos e pesos chegam a apresentar até 501% de diferença no valor de venda de um estabelecimento para outro.

É o caso da Tilápia, cujos preços do quilo oscilam de R$ 8,90 até R$ 53,49 (501,01%). Para essa mesma categoria e especificação de pescado a pesquisa ainda encontrou diversos outros valores entre R$ 17,90 e R$ 37,50.

A segunda maior variação de preços verificada pelo órgão ocorreu em relação ao bacalhau do Porto. O quilo da iguaria muito apreciada no cardápio pascal do cearense foi encontrada desde R$ 27,57 até R$ 74,99. Ou seja, até 171,9% mais caro.

Diferenças expressivas também foram identificadas nos valores do quilo do filé de abadejo, que pode ser encontrado de R$ 24,98 a R$ 39,90 - preço 59,72% maior. Em seguida está a oscilação de preços no quilo do salmão, que chega a variar 54,11% - de R$ 39,90 a R$ 61,49.

Quem optar por um pescado mais popular, como a sardinha, também precisará comparar os preços antes de adquirir o produto. O quilo da sardinha pode variar até 47,06%, com os preços variando de R$ 5,63 a R$ 8,28.

Ainda segundo pesquisa do Decon, o quilo do filé de Pargo é negociado em diferentes estabelecimentos por preços que variam até 26,36%, de R$ 36,00 a R$ 45,49. Na sequencia, o quilo do filé de Panga apresenta 23,87% de oscilação, de R$ 12,90 a R$ 15,98.

A tradicional Cavala pode sem comprada até 21,36% mais cara. O valor do quilo foi encontrado pela pesquisa por preços que vão de R$ 27,19 a R$ 33,00. A menor diferença apurada pelo Decon foi no quilo do bacalhau da marca Costa Sul, cujos preços vão de R$ 24,92 a R$ 25,90, registrando variação de 3,93%.

Pesquisa

A pesquisa, que envolveu 23 itens de pescados, foi realizada no dia 11 de março de 2015, quando a equipe de pesquisadores do Decon visitou os supermercados Carrefour, Pão de Açúcar, Extra, Hiper Bompreço, Cometa, Super do Povo, São Luiz, Atacadão e G. Barbosa.

Segundo o órgão, as variações de preços constatadas referem-se ao período em que foi realizada a coleta. Portanto, os preços atualmente praticados podem ser diferentes e estão sujeitos a alteração conforme a data da compra, inclusive por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções.

O Decon alerta também que lojas de uma mesma rede podem praticar preços diferenciados. Os valores identificados na pesquisa independem da marca, sendo os produtos especificados por cor, tipo, peso, dentre outras características.

Compra consciente

A orientação do Decon é que, além de comparar preços, o consumidor deve ficar atento às especificações contidas na embalagem, principalmente quanto ao prazo de validade, composição e peso líquido do produto.

"O consumidor deve comparar preço, qualidade e quantidade", orienta Alexandre Diniz, chefe de gabinete do Decon, segundo quem as fiscalizações do órgão serão intensificadas até a véspera da Páscoa.

"Uma nova pesquisa será divulgada próximo da Semana Santa", antecipa.

Ovos de Páscoa podem ser parcelados em até 10 vezes

As compras de chocolates até o feriado da Semana Santa muitas vezes pesam no bolso do consumidor, por isso, vários estabelecimentos de Fortaleza estão oferecendo a opção de parcelamento na hora do pagamento de ovos de Páscoa ou de colombas, como é o caso das Lojas Americanas situadas na Capital, que estão dando a possibilidade de parcelamento de até 10 vezes sem juros, com fatura mínima de R$ 19,90.

Já na G Barbosa, o valor do produto pode ser dividido em até 6 vezes no cartão do empreendimento ou até duas vezes em outros cartões de créditos aceitos no local. Nos Mercadinhos São Luiz, as mercadorias podem ser parceladas em até duas vezes, porém o valor mínimo da compra é de R$ 50.

Na rede de supermercados do Grupo Pão de Açúcar (GPA), os consumidores que pagarem no cartão do estabelecimento, podem dividir em até 3 vezes. Não é aceito esta opção em outros cartões de créditos.

Queda de 2,5%

Entretanto, o volume de vendas parceladas na semana da Páscoa deste ano deve ter uma redução de 2,5% em relação à mesma semana do ano passado, de acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Caso a estimativa se confirme, será a primeira queda nas vendas para a data em seis anos.

O desempenho negativo, de acordo com as entidades, é explicado pelo baixo crescimento da atividade econômica brasileira. A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, diz ainda que a piora nos dados de emprego e o movimento de alta da inflação e dos juros também devem afetar negativamente as vendas. "A inflação em patamar elevado diminui o poder de compra do consumidor e impacta no desempenho das vendas", explica Marcela Kawauti.

Prévia para Dia das Mães

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, destacou, em nota, que a Páscoa tradicionalmente funciona como uma prévia não só para o Dia das Mães, como para o desempenho da atividade comercial ao longo do ano. É durante o feriado da Semana Santa que as vendas no comércio se estabilizam.

"Como todos os indicadores de confiança dos empresários e dos consumidores apontam que 2015 deverá ser um período difícil para varejo, devemos observar quedas nas vendas a prazo em algumas datas comemorativas deste ano", avalia.

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