NOTÍCIAS / ESPORTES

Mais de 320 municípios terão novos centros de arte para formação de artistas

Agencia Brasil

19/01/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Os espaços servirão para a formação de artistas, com bibliotecas de arte, telecentros e cursos

 

Durante o Fórum de reitores do Rio de Janeiro, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, anunciou a implantação de 360 centros de arte em todo o País. A previsão é de que os Centros Unificados de Arte e Esporte (CEUs) chegue à 325 municípios em dois anos. Do total, cerca de 30% dos centros já estão em obras e o primeiro será inaugurado,Divulgação / Prefeitura de Pindamonhangaba AmpliarOs centros de arte tem como foco o desenvolvimento dos talentos artísticos pelo interior do Brasilainda este mês, em Pato Branco (PR).

 

Os chamados CEUs das Artes e dos Esportes são adaptações das Praças dos Esportes e da Cultura (PEC), projeto lançado em 2010. A diferença é a valorização do intercâmbio entre as diferentes expressões artísticas. Nesse caso, o foco será o desenvolvimento dos talentos artísticos pelo interior do Brasil. Os espaços servirão para a formação de artistas, com bibliotecas de arte, telecentros e cursos.

 

A ministra disse que as prioridades de sua gestão no MinC são a democratização do acesso à cultura e a inclusão social. Explicou como vão funcionar os 360 CEUs, que deverão ser criados nos próximos dois anos em todo o País. E destacou a importância das universidades na capacitação de mão de obra para o setor cultural.

 

Participação na Copa de 2014

Para estimular a cultura e o esporte, a ministra apresentou também a parceria com a Fifa para levar atrações culturais às arenas Fifa Fun Fest da Copa do Mundo de 2014. Ou seja, são telões colocados em espaços públicos para reunir os espectadores que não conseguiram ir aos estádios para ver os jogos. “Nós vamos entrar como parceria para fazer a arena cultural entrando na Fun Fest, mas também queremos fazer outros eventos, como a Arena Cinema Brasileiro e também da América Latina”.

 

A ministra pediu a colaboração das universidades para encontrar locais adequados para receber atrações culturais durante os 40 dias da Copa do Mundo. O professor Candido Mendes, reitor da Universidade Candido Mendes e anfitrião do encontro, explicou que o Fórum de Reitores está disposto a trabalhar em conjunto com o ministério para unir cultura e educação em prol do desenvolvimento da cidadania do País.

 

Parceria com Universidades

Durante o encontro com reitores a ministra propôs uma parceria com universidades públicas e privadas do estado para o desenvolvimento de atividades culturais durante a Copa do Mundo da Fifa em 2014. Segundo a ministra, as universidades têm que estar presentes nos 40 dias da Copa, expondo seus saberes nas áreas científica, tecnológica, cultural e educacional.“

 

As universidades propõem trabalhar em conjunto entre o aparelho educacional e cultural, do ponto de vista de criar a rede da cidadania cultural. Isso a partir do oferecimento dos nossos centros culturais, das cadeias de teatro, de cinema e, sobretudo, o oferecimento do nosso canal de televisão educativa para o desenvolvimento da tarefa cultural”, destacou Mendes.

 

Diminuição de impostos impulsiona modernização de salas de cinemas do PaísLei Rouanet incentiva pessoas e empresas à disseminar a cultura do PaísDe acordo com Mendes, a ideia é encontrar uma maneira, já nos próximos eventos internacionais, de “criar o interesse cultural pelo Brasil e o aprendizado do que é a cidade do Rio de Janeiro”. Segundo Mendes, a ministra Marta Suplicy respondeu muito positivamente às propostas e o grupo vai criar uma comissão de trabalho para desenvolver as atividades.

 

Entre os presentes no encontro, alguns participantes envolvidos com a área educacional contribuíram e destacaram a importância da união entre cultura e educação no País. O reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Ricardo Mota Miranda, ressaltou a estreita ligação entre educação e cultura e lembrou o papel da universidade como reforço da atuação cultural no País. Já o reitor da PUC do Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, falou sobre o esforço das universidades para criar projetos culturais e de inclusão de alcance nacional e ainda mencionou os convênios assinados pela PUC com os governos da Bahia, de Pernambuco e do município do Rio para o estímulo à leitura. 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados