NOTÍCIAS / POLÍTICA

Protestos na AL contra a reforma

Diário do Nordeste

23/03/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A análise pela Câmara Federal do projeto que regulamenta a terceirização e o trabalho temporário no País foi criticada, ontem, na Assembleia Legislativa, pelo deputado Elmano de Freitas (PT). A proposta estava na pauta de votações de terça-feira, mas acabou não sendo apreciada por conta da previsão de obstrução de partidos contrários à sua aprovação. Ontem à noite, foi aprovada em plenário.

"Nos últimos dias tem tido muita denúncia referente a chamada carne podre. É uma denúncia muito grave a partir de investigação da Polícia Federal. Aproveitando essa atenção à grave denúncia, o governo do presidente (Michel) Temer e seus aliados no Congresso Nacional querem votar hoje (ontem) um projeto que é absolutamente contrário ao direito do trabalhador".

Desatenção

Elmano explicou que a proposta é de terceirizar inclusive a atividade-fim. Para esclarecer quais atividades seriam essas, ele citou, como exemplos, os cardos de professor na escola ou bancário nas instituições bancárias. "O que Temer e seus aliados querem é que uma empresa, em vez de contratar trabalhador com seus direitos, contrate uma outra empresa, terceirizada".

A fim de mostrar as consequências que a terceirização trará ao Brasil, Elmano contou que pesquisa do Dieese, que é um departamento que assessora as centrais sindicais, mostra que os terceirizados ganham algo em torno de 30% a menos do que um trabalhador contratado pela empresa.

"O primeiro grande objetivo é diminuir salário do povo trabalhador. Mas o Dieese mostra ainda que tem menos capacitação e treinamento na sua formação profissional. E o que mais espanta é na parte de acidente do trabalho. De cada 10 acidentes, 8 são com terceirizados. Nos casos de morte de pessoas durante o trabalho, de cada cinco, quatro são terceirizadas, porque é trabalho precário, com maior dificuldade de fiscalização e, portanto, com maior desatenção com a situação do trabalhador".

O petista explicou que em períodos como o fim de ano, quando os trabalhadores recebem o décimo terceiro salário, o comércio é autorizado a fazer contratações temporárias. O projeto estende isso para todo o ano.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados