NOTÍCIAS / CIDADE

Câmara municipal defende a implantação de Bombeiros Civis

Ellen Freitas

18/06/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A implantação de uma brigada de bombeiros civis foi pauta durante essa semana na Câmara Municipal de Russas. Na última quinta-feira (16) foi realizada uma audiência pública onde compareceram representantes da classe de bombeiros civis na região, bombeiros militares, polícia militar, vereadores e sociedade, com o objetivo de discutir o tema.

A necessidade de uma unidade do Corpo de Bombeiro Militar no município é uma demanda antiga. Segundo lembra o presidente da Câmara vereador Jorginho, muito antes do quartel ir para Limoeiro do Norte, onde hoje é sede que atende ao Vale do Jaguaribe, Russas já pleiteava a representatividade dos bombeiros na cidade, por ser esta a maior da região e já ser sede do 1º Batalhão de Polícia Militar do Estado.

Entretanto, essa demanda não foi atendida. A implantação de Bombeiros Civis vem sendo uma alternativa para atender a essa necessidade.

Segundo lembrou o vereador Paulo Santiago, o incêndio que acometeu a loja Aves e Rações, no final de janeiro de 2013, reacendeu a discussão. Na ocasião o incêndio iniciado por um curto circuito no depósito da loja se alastrou rapidamente, causando risco de atingir lojas vizinhas. O fogo consumiu toda a loja até a chega dos bombeiros de Limoeiro do Norte. O vereador lembra que na época propôs a criação de uma brigada de combate a incêndios no município, mas que até agora não foi atendida.  

Como representante dos bombeiros civis, Elvis, foram discutidos e elucidados pontos em que regulamenta a atuação destes profissionais em âmbito nacional, amparados pela Lei 11.901 de 12 de janeiro de 2009. Segundo Elvis, bombeiros podem ser contratados pelo serviço público e privado, e podem atuar na prevenção e combate a incêndios, sob coordenação dos Bombeiros Militares.

Outra Lei que busca regulamentar a atuação dos Bombeiros Civis esta proposta pelo Deputado Estadual Capitão Wagner, para tornar obrigatória a contratação de bombeiro civil em estabelecimentos privados (Projeto de lei 32/2015). A pauta ainda tramita na assembleia.

Para o Coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Ricardo, a Lei que regulamenta os Bombeiros Civis no país ainda é frágil e que é necessário que isso seja discutido e deixado claras as funções de cada unidade de bombeiros (militares e civis).

Para o Presidente da Casa, a Câmara irá apoiar a implantação de uma brigada de bombeiros civis, a serem contratados pela prefeitura, entretanto ele explica que o projeto de Lei deve partir do Gestor. "É incontestável essa necessidade. Russas sofre com a ausência dos bombeiros militares em nossa cidade. Vamos provocar o gestor para que seja enviado a esta Casa um projeto de Lei que regulamente a contratação de Bombeiros Civis na esfera municipal", declarou Jorginho.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados