COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

BRASILEIROS E OS XENÓFOBOS

Hildeberto Aquino

10//2/17/1

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Uma das coisas que nos indigna é ouvir de um repórter brasileiro a pueril indagação feita a qualquer estrangeiro: “O que você está achando do Brasil?...” Ouvirá o óbvio: “Estou adorando; nunca vi um país igual...”, como se aquela opinião fosse o que há de mais relevante para nós brasileiros que servilmente os idolatramos e hospitaleiramente os recebemos com tantas deferências. Quando no estrangeiro nos encontramos, isto se vencidas as barreiras preconceituosas que nos é imposta para entrar em outros países, sequer somos entrevistados; não somos ninguém ou somos mais um indesejado. Aqui, qualquer deles, inclusive marginais, mafiosos, falou outra língua ganha notoriedade. Isso é humilhante!  Lá fora o brasileiro só é destaque se traficar ou matar. Quando estupidamente trucidados isto é timidamente noticiado e já abafado. E assim os crimes sucedem-se impunes como o do jovem inocente assassinado friamente por policiais na Inglaterra e agora mais um em Portugal. Um sem motivos e outro por urinar na rua. Na Europa, em Portugal por especial, todas as brasileiras são vistas com reserva e intitulá-las prostitutas, é o comum. Lá fora, nem brasileiro se toleram. Se souberem que um compatriota está irregular denunciam sem remorso, pois se trata de mais um concorrente. Em muitos países sequer lhes pagam o salário e se ousarem cobrar serão entregues, sem condescendência. Um acinte! E ainda ousam dizer que depois do Lula o Brasil e brasileiros passaram a ser vistos de forma “diferente”. É... piorou!!! Brasileiros, tomemos vergonha, valorizemo-nos! Tentemos a vida por aqui ainda que difícil e mesmo com os nossos políticos, posto que menos arriscada e humilhante. E não nos curvemos “ad eternum” subservientes ante àqueles que secularmente nos tratam insultuosamente. Eles não se demonstram dignos da nossa convivência!

J. HILDEBERTO JAMACARU DE AQUINO
hildebertoaquino@yahoo.com.br
Corretor e Articulista
Russas (CE)

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados