O vereador Paulo Santiago teve atuação destacada na sessão desta terça-feira (20) da Câmara Municipal de Russas, levando ao plenário pautas importantes nas áreas de agricultura, saúde, meio ambiente, iluminação pública e previdência dos servidores municipais.
Por meio do Requerimento nº 191/2025, Paulo solicitou ao prefeito Sávio Gurgel que intervenha junto ao DENOCS na busca por uma solução para os pequenos produtores das comunidades de Capim Grosso, Boiú e Riacho do Barro, que estão com os contratos de arrendamento vencidos. Segundo ele, a falta de atualização desses documentos tem prejudicado os agricultores, que não conseguem acessar linhas de crédito como Agroamigo e Crediamigo.
Além disso, Paulo apresentou a Indicação nº 32/2025, sugerindo que o município elabore um projeto e um plano de trabalho para a implantação de um centro de atendimento animal, voltado para urgência, emergência, vacinação e castração, alinhado ao Programa ProPatinhas, lançado recentemente pelo Governo Federal. A proposta busca atender uma demanda antiga dos protetores e da sociedade russana pela criação de uma política pública permanente para os animais.
No grande expediente, Paulo Santiago fez uma fala técnica e detalhada sobre temas relevantes para o município. Ele iniciou esclarecendo uma polêmica sobre a atuação de uma médica na área de endocrinologia em Russas, destacando que, embora tenha especializações, a profissional não possui RQE (Registro de Qualificação de Especialista), mas que o município já tomou providências e, a partir de agora, só contratará médicos com especialidade registrada para atuar nas respectivas áreas.
O parlamentar também trouxe informações sobre investimentos na saúde pública. Segundo ele, estão em processo de licitação:
?? Duas vans com 10 lugares;
?? Uma ambulância tipo B;
?? Um ônibus com 46 lugares.
Além disso, até o mês de agosto, o município deve receber mais seis ambulâncias, que ajudarão a renovar a frota, atualmente bastante defasada. Paulo ressaltou que, com recursos próprios, a gestão municipal também realizou um volume expressivo de procedimentos, incluindo:
850 cirurgias de catarata;
354 cirurgias de pterígio;
2.173 ultrassons;
1.048 mamografias;
255 cirurgias eletivas;
289 consultas de especialidade.
O vereador também voltou a defender a criação de uma autarquia municipal para gerir a iluminação pública, argumentando que os custos com empresas terceirizadas consomem praticamente toda a arrecadação da taxa, não sobrando recursos suficientes para ampliações e manutenções mais ágeis.
Por fim, Paulo fez um alerta importante sobre o déficit crescente do fundo de previdência dos servidores municipais aposentados. Segundo ele, em 2024 o município precisou aportar mais de R$ 11 milhões com recursos próprios para garantir o pagamento dos aposentados, o que compromete recursos de outras áreas, como saúde e infraestrutura. Como solução, anunciou que está em fase de elaboração um projeto que prevê o aumento da alíquota patronal de 22% para 28%, além de estudar a convocação de aprovados no cadastro de reserva do último concurso para ampliar a base de contribuintes.
“É uma pauta que precisa ser enfrentada com responsabilidade. Se não houver medidas, o impacto nas finanças do município tende a crescer ainda mais.”, pontuou.
As proposições de Paulo Santiago foram aprovadas por unanimidade e seguem agora para análise do Poder Executivo.
???? Fonte: TV Russas