Você já ouviu falar sobre o mosquito Aedes Aegypti? Acredito que sim, pois todo ano quando começa o período chuvoso, precisamos falar dele. É o famoso e temido mosquito da dengue. Mas não é só essa doença que ele pode transmitir, além dela há também a zika e a chikungunya. As três são chamadas de arboviroses.
Para a prevenção dessas doenças, que aumentam os casos na quadra chuvosa, a Prefeitura de Itaiçaba realiza o projeto Brigadas de Combate ao Aedes Aegypti, feito em conjunto pelas secretárias da Saúde e da Educação. De quarta-feira (05/02) até segunda-feira (10/02), as equipes iniciam a primeira etapa de implantação do projeto nas escolas das redes municipal e estadual.
Brigadas de Combate ao Aedes Aegypti é um projeto contínuo de educação e prevenção que consiste na ida de uma equipe da secretaria de Saúde formada por agentes de endemias e médico veterinário ao ambiente escolar.
O responsável pela área da Educação no Programa Saúde nas Escolas (PSE), Emerson Gomes, pontua sobre a importância dessa parceria com a Saúde, "As Brigadas de Combate ao Aedes Aegypti é uma estratégica didática que proporciona aos estudantes das escolas públicas uma ação de identificar e eliminar possíveis focos criadores (dos mosquitos)".
O PSE é uma política nacional e intersetorial envolvendo os Ministérios da Saúde e da Educação, que existe desde 2007. O programa é uma estratégia de integração entre essas áreas objetivando uma educação integral e cidadã.
As brigadas irão atuar durante todo o primeiro semestre, quando se acentua a preocupação de contágio com as doenças.
Cuidado!
Diferente da muriçoca, o mosquito da dengue não faz zoada e costuma aparecer durante o dia. Trate o Aedes Aegypti, como ele merece! Vale sempre a pena relembrar os cuidados básicos para combatê-lo.
Se liga nas dicas!
- Mantenha o quintal limpo
- Não deixe água acumulada.
- Mantenha a caixa d'água vedada.
- Coloque areia nos vasos de plantas.
- Limpe as calhas.
Caso você tenha sintomas como: febre acima de 39 graus, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos, calafrios, diarreia ou manchas vermelhas pelo corpo, procure o médico!