Na tarde de ontem, o deputado federal Júnior Mano reuniu os 41 prefeitos de sua base de apoio, contando com a presença do ministro Camilo Santana e do governador Elmano de Freitas. O objetivo? Fortalecer o apoio a Evandro Leitão na disputa eleitoral em Fortaleza. O evento, que contou com a presença do prefeito Sávio Gurgel, destacou a importância do alinhamento político em tempos de desafios eleitorais.
A disputa em Russas revelou uma dinâmica diferente. Os petistas locais tentam se “apropriar” do apoio do governador Elmano, lembrando que apoiaram sua candidatura em 2022, enquanto Sávio optou em ser fiel a seu partido e dar apoio a Roberto Cláudio. Essa escolha dificultou alianças entre o PT e o prefeito, afastando-o do Palácio da Abolição.
Contudo, o cenário agora se inverte. A disputa acirrado em Fortaleza dá indícios do que pode ser a tentativa de reeleição de Elmano. Sua necessidade de apoio em todo o estado se torna evidente, especialmente em Russas, onde Sávio conquistou impressionantes 85% dos votos, este apoio poderá fazer diferença.
O PT de Russas que antes se via como protagonista, e dificultou aliança com Sávio, pode acabar relegado a um segundo plano no palanque de 2026, à medida que o governador percebe que a aliança com o prefeito pode ser crucial para sua própria sobrevivência política.
A acirrada disputa em Fortaleza levanta a questão: E agora, quem realmente precisa de quem? O apoio dos prefeitos se torna mais vital do que nunca, e a capacidade de prefeitos como Sávio para mobilizar votos e engajamento pode ser a chave para a recuperação do governador. A hora é de reconhecer a força de quem tem voto e ajustar as estratégias em um cenário que promete ser desafiador.
Ganha com isso Russas, que pode ter obras importantes destravadas nos próximos dois anos.