A Atletismo Sul-Americano, entidade gestora da modalidade da América do Sul, confirmou nesta terça-feira, 1º, a cidade argentina de San Luis como sede do Campeonato Sul-Americano Sub-18 entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2024.
A Confederação Brasileira de Atletismo, CBAt, comunicou que a entidade Sul-Americana informou às confederações filiadas sobre a realização do evento no final de 2024. Em 2022, o Brasil recebeu o torneio no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. Na oportunidade, o país acabou como campeão geral, com 40 medalhas, 12 ouros, 17 pratas e 11 bronzes. Vanessa Sena, do salto em distância, foi a destaque feminina da competição.
Viviany Almeida de Lima (Associação de Atletismo Russana-CE), aos 15 anos, foi destaque do Brasileiro Sub-18, competição que serviu como seletiva para o continental. Na competição em setembro, a jovem atleta conquistou três ouros, de modo que foi campeã no salto em distância (com marca de 6,10m) e triplo (com 12,39m), além de ter ajudado o revezamento do 4x100m de Russas, que foi campeã brasileira. O time ainda contou com Maria Eduarda Queiroz Lima, Leticia Evelin Ferreira de Sousa e Moana Raveni Barbosa Barroso.
Vale lembrar que recentemente o Brasil conquistou o título geral em outra categoria de base no continente, sendo campeão sul-americano sub-23 em Bucaramanga, na Colômbia. Foram 19 ouros, 18 pratas e 3 bronzes, e soma de 456,50 pontos. Os donos da casa ficaram com o vice-campeonato e a Argentina terminou em terceiro.
Fonte: Olimpíadas Todo Dia