NOTÍCIAS / CEARÁ

Mais de 200 kg de barbatanas de tubarões são apreendidos no Ceará

Gráfica

G1 Ceará

17/09/2024

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A Receita Federal apreendeu 230 quilos de barbatanas de tubarões durante operação na manhã desta terça-feira (17) em Cruz, litoral oeste do Ceará. A carga ilegal iria para a China e está avaliada em cerca de R$ 3,7 milhões.

De acordo com a Receita Federal, os produtos estavam declarados como "peixes secos" e chegaram em duas cargas aéreas, contendo seis volumes.

O monitoramento das cargas iniciou desde a saída delas no município de Vitória (ES). A investigação inicial constatou que elas passariam pelo Ceará para depois saírem em bagagem de passageiros com destino à China por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Atividade proibida

A fiscalização constatou que o material não possuía documentos que comprovassem sua legalidade, infringindo normas ambientais.

Foram identificadas barbatanas de tubarão-azul (Prionace Glauca), espécie listada no Anexo II da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção (CITES);
E barbatanas de tubarão-galha-branca-oceânico (Carcharhinus Longimanus).
A atividade pesqueira direcionada para captura de tubarões é proibida no Brasil. O objetivo dos criminosos é a retirada das barbatanas dos animais, um item de alto valor, cujo preço por quilo pode chegar a U$ 3.000,00 (três mil dólares) no mercado mundial.

"A barbatana de tubarão é item nobre da culinária tradicional chinesa e tem se espalhado também por outros locais. Como exemplo, a sopa de barbatana de tubarão é conhecida em cardápios do mundo como “sopa ostentação” pelo alto valor, chegando a custar U$ 500 (quinhentos dólares) o prato", pontuou a Receita Federal.

Ainda de acordo com o órgão, a carga será entregue ao Ibama para adoção de providências administrativas. Toda a documentação será encaminhada às autoridades policiais para individualização das condutas e responsabilização criminal dos envolvidos.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados