NOTÍCIAS / BRASIL

Ceará é o estado que mais mata população LGBTQIA+ no Brasil pelo terceiro ano seguido

Gráfica

G1 Ceará

20/07/2024

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Pelo terceiro ano seguido, o Ceará aparece como o estado que mais registra homicídios da população LGBTQIA+ no Brasil, conforme levantamentos do Anuário Brasileiro da Segurança Pública. Foram 44 mortes no ano de 2023, fazendo com que o Ceará mantenha a liderança no ranking de violência.

Os dados referentes a 2023 foram divulgados nesta quinta-feira (18). O levantamento é realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança desde 2007, baseado em dados e indicadores oficiais fornecidos pelos estados.

O estudo mais recente mostra, também, o aumento de casos de agressões físicas e estupros contra esta população.

Homicídios
O Ceará aparece em primeiro lugar em homicídios de pessoas LGBTQIA+ desde 2021, com números que vêm crescendo a cada ano.

Em 2023, foram 44 mortes registradas no Ceará. O estado que aparece em segundo lugar em número de homicídios é o Maranhão, com 34 registros.

Confira o ranking dos homicídios contra a população LGBTQIA+ por estado:

Ceará: 44 homicídios
Maranhão: 34 homicídios
Minas Gerais: 32 homicídios
Pernambuco: 31 homicídios
Alagoas: 11 homicídios

No Brasil, os homicídios de pessoas LGBTQIA+ somaram 214 casos em 2023, tendo um aumento de 41,7% em relação ao ano anterior, com 151 registros.

Três estados não têm informações sobre os homicídios contra pessoas LGBTQIA+ no documento: Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Outros cinco estados estão com a categoria “fenômeno inexistente” para este tipo de crime: Acre, Amapá, Amazonas, Santa Catarina e Sergipe.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados