NOTÍCIAS / POLÍTICA

Deputada Juliana Lucena (PT) propõe projeto que reconhece fibromialgia como deficiência

17/06/2024

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará o Projeto de Lei 443/2024, de autoria da deputada estadual Juliana Lucena (PT) @julianalucena, que busca reconhecer os portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência no estado.

Segundo Juliana Lucena, a iniciativa visa garantir benefícios sociais, prioridade em filas e maior suporte em saúde, trabalho e educação para os portadores de fibromialgia. A deputada ressalta que a fibromialgia é uma doença crônica que causa dores intensas e transtornos significativos aos pacientes.

"Já assinamos a Lei 18.787/2024, facilitando a identificação das pessoas com fibromialgia e garantindo atendimento prioritário. Agora, queremos dar mais um passo e reconhecer a doença como deficiência", explica a deputada.

Na última semana, Juliana Lucena também apresentou uma Emenda Modificativa ao Projeto de Indicação 124/2023, assegurando redução de quatro horas na jornada semanal para servidores públicos do Ceará portadores de fibromialgia, incluindo bombeiros e policiais militares, para avaliações médicas e tratamentos.

A deputada destaca que não há cura para a fibromialgia, e o tratamento é fundamental para evitar a progressão da doença, que impõe severas restrições aos pacientes. "A fibromialgia se manifesta com dor no corpo todo, fadiga, sono não reparador, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e problemas intestinais", diz Juliana Lucena, citando a Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Após ser lido em plenário, o Projeto 443 segue para as comissões técnicas da Assembleia Legislativa.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados