NOTÍCIAS / CEARÁ

Quadra chuvosa em 2024 encerra acima da média histórica no Ceará

Gráfica

G1 Ceará

08/06/2024

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O balanço de chuvas entre fevereiro e maio — período conhecido como quadra chuvosa — terminou acima da média no Ceará. O estado teve acumulado de 764 milímetros, ou seja, desvio positivo de 25,4%, considerando que a normal climatológica para o quadrimestre é de 609,2 mm. Os dados foram repassados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nesta sexta-feira (7).

A Funceme explicou que os dados positivos têm relação direta com as precipitações entre fevereiro e março, principalmente. Nestes meses, os acumulados foram mais expressivos, puxando o acumulado final para cima. Fevereiro apresentou um desvio positivo de quase 100%, e março foi de 13%.

Nesta quadra chuvosa, a porção central do estado, como a macrorregião do Sertão Central e Inhamuns, apresentou relativa escassez, mesmo com as chuvas acima da normalidade. Ao contrário do Litoral de Fortaleza, que acumulou 1.253,2 mm (51,2% acima da média).

Conforme a Funceme, as precipitações do quadrimestre tiveram influência, principalmente, da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que esteve próxima à costa norte do Nordeste devido a águas mais quentes no oceano Atlântico Tropical, colaborando para acumulados expressivos.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados