NOTÍCIAS / CEARÁ

Três maiores açudes do Ceará vão terminar período chuvoso com o maior volume em 10 anos

Gráfica

G1 Ceará

23/05/2024

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Faltando oito dias para o fim da quadra chuvosa, os três maiores açudes do Ceará têm os melhores volumes dos últimos 10 anos, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Os meses de fevereiro a maio concentram as principais chuvas do ano e é de suma importância para a agricultura, meio ambiente e abastecimento dos 184 municípios cearenses.

O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 36% da sua capacidade, melhor volume em 10 anos, conforme a Cogerh.

Já açude Orós, segundo maior reservatório do Ceará, ultrapassou 70% de sua capacidade no fim de abril. Foi a primeira vez que o açude atingiu a marca após 12 anos. Última vez foi no dia 25 de setembro de 2012, quando registrou 70,50%. O Orós sangrou pela última vez em 8 de março de 2011. Hoje ele está com 75%.

Já o Banabuiú se encontra com 41%. Esse reservatório atingiu a marca dos 40% pela última vez em março de 2013. De para cá, o açude já esteve praticamente seco, quando em março de 2016 computou apenas 0,63%.

O balanço da Cogerh ainda aponta que em todo o estado 52 açudes estão sangrando. Trinta estão com volume acima de 90% e apenas 19 com volume inferior a 30%.

No momento, não existe nenhum reservatório seco. Ceará tem nove bacias com a capacidade acima de 70%, sendo quatro delas com capacidade acima dos 95%.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados