NOTÍCIAS / BRASIL

Preços dos medicamentos vão subir 4,5% a partir de 1º de abril

Valor Econômico

01/04/2024

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O reajuste anual dos preços de medicamentos será de 4,5% neste ano, informou o Ministério da Saúde, o que representa o menor valor praticado desde 2020. A medida começa a valer a partir de segunda-feira, 1º de abril.

A pasta ressalta que o reajuste não é um aumento automático de preços, mas determina o teto permitido. De acordo com o ministério, neste ano, o reajuste do preço máximo foi igual ao índice da inflação.

A definição do índice é realizada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão interministerial responsável pela regulação econômica do mercado de medicamentos no Brasil. A secretaria-executiva fica a cargo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para estabelecer o índice de reajuste, a CMED observa fatores como o IPCA, a produtividade das indústrias de medicamentos, custos não captados pela inflação, a exemplo do câmbio e da tarifa de energia elétrica e a concorrência de mercado, conforme determina o cálculo defino desde 2005.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados