NOTÍCIAS / BRASIL

Alexandre de Moraes fecha acordo com Anatel para acelerar bloqueio de sites durante eleição

Gráfica

Gazeta

22/01/2024

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob a liderança do ministro Alexandre de Moraes, estabeleceu uma colaboração estratégica com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entidade vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom), conforme apuração da revista Veja.

O objetivo principal da parceria é criar um canal eficiente para o bloqueio imediato de sites com conteúdo ilícito, incluindo fake news, especialmente durante o período eleitoral. Atualmente, ordens judiciais para a retirada de conteúdos do ar são transmitidas à Anatel por meio de um oficial de Justiça, processo que demanda tempo e permite a exposição prolongada do material infrator. A proposta agora é estabelecer uma comunicação praticamente instantânea.

O acordo assinado entre o TSE e a Anatel visa facilitar o cumprimento célere de decisões judiciais relacionadas ao bloqueio imediato de sites com conteúdo criminoso em tempo real. Com o avanço da inteligência artificial, as autoridades eleitorais buscam aprimorar os mecanismos de combate a informações falsas e manipulações nas redes durante as eleições municipais deste ano, em que brasileiros de todos os estados votarão para escolher vereadores e prefeitos.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados