NOTÍCIAS / POLÍTICA

Câmara de Pacajus realiza votação para impeachment do prefeito Bruno Figueiredo nesta quinta-feira (21)

20/09/2023

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Na próxima quinta-feira (21), a Câmara Municipal de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), realiza sessão para julgar e votar o processo de impeachment do prefeito Bruno Figueiredo (PDT) e do seu vice, Francisco Fagner da Costa, o Faguim da Zona Rural (DEM). O julgamento trata de denúncia de cometimento de infração político-administrativa pelo prefeito e o vice consistente a prática de nepotismo.

O prefeito, segundo informações de fontes do Jornal do Ceará, empregou familiares em cargos estritamente proibidos pela lei. Uma Comissão Processante, composta pelos vereadores Reginaldo Benício (presidente); Erlando Lima (relator); e Rodrigo Menezes (membro), tem apurado o caso nas últimas semanas. Ainda conforme fontes do JC, o relatório do grupo de parlamentares é favorável ao processo de cassação.

Para que seja confirmado o impeachment de Bruno Figueiredo e Faguim da Zona Rural, serão necessários o apoio de 10 dos 15 vereadores durante a sessão. Na semana passada, o vereador Eulálio Pontes, em entrevista ao radialista Luis Lopes, do programa Monte Mor Em Pauta, na Rádio Monte Mor 95.1 FM, revelou que cerca de 11 parlamentares estão dispostos a votarem a favor da cassação do atual prefeito.

“Teve uma reunião dos dez vereadores que fazem oposição ao governo da nossa cidade. Muita descontração, muita conversa de política saudável. Ao final dessa reunião, era umas 9 horas da noite, nós recebemos também a visita do vereador Reginaldo Firmino, que hoje é base do prefeito, mas se dispôs de colaborar com esse grupo de 10 vereadores”, afirmou ele.

Com a saída de Bruno e Faguim sendo confirmada, a Câmara de Vereadores vai empossar o presidente da Casa, Davanilson José Pinheiro Leite, conhecido como Tó da Guiomar, de 53 anos, imediatamente. Ele, que é de Quixadá, chegou em Pacajus há 50 anos e tem votações expressivas nas suas eleições. No município, sua mãe, dona Maria Guiomar Leite foi eleita vereadora por três vezes e, atualmente, Tó exerce seu quarto mandato.

Antes vice-prefeito e de olho no comando da Prefeitura Municipal, Bruno Figueiredo foi quem articulou o impeachment do mandato de Flanky José Amaral Chaves do cargo de prefeito de Pacajus. O gestor foi cassado no dia 12 de julho de 2018. Bruno assumiu o Executivo e, durante esse período, chegou a ter o mandato cassado na Justiça Eleitoral por abuso de poder político. No entanto, ele conseguiu reverter a cassação e se manteve à frente da gestão municipal. Porém, é alvo de dezenas de denúncias e investigações por parte da Câmara e do Ministério Público do Ceará (MPCE). Agora, pouco mais de cinco anos após ter tirado Flanky Chaves do cargo, Bruno também deve ser cassado.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados