NOTÍCIAS / CEARÁ

Turismo cearense cresce 13,3% em 12 meses e supera Pernambuco e Bahia

Roberto Moreira/DN

25/08/2023

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Índice de Atividades Turísticas (Iatur) cearense, no acumulado dos últimos 12 meses (até junho de 2023), cresceu 13,3%, resultado idêntico ao desempenho nacional, enquanto Pernambuco registrou 2,8% e Bahia 10,7%. O Iatur é um indicador construído a partir da Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que analisa o desempenho setorial além de estabelecer tendências das atividades no médio e no longo prazo. Os dados estão no Enfoque Econômico (Nº 257), trabalho que acaba de ser publicado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

No primeiro semestre de 2023, quando comparado com igual período do ano passado, o turismo cearense cresceu 5,5%, enquanto o resultado nacional foi de 8,6%. O analista de Políticas Públicas do Ipece, Daniel Suliano, autor do estudo, explica que o setor turístico cearense (levando em consideração os primeiros semestres anteriores a 2023) apresenta três períodos de crescimento acima dos demais revelando, assim, um leve descolamento.

O primeiro período foi dominado sobremaneira pelo ano de 2014, quando, por exemplo, o crescimento no acumulado até junho da atividade cearense daquele ano chegou a 20,7% – a atividade nacional cresceu apenas 4,4%, Pernambuco 0,5% e Bahia 11,3%. “Especificamente, quando se observa o acumulado do ano de 2019 até junho – período que coincide ao primeiro semestre do referido ano – a taxa de crescimento da atividade turística cearense também opera bem acima dos demais, tendo crescimento quase 10%, contra 3% do Brasil, 2,9% de Pernambuco e 1,6% da Bahia”, ressalta.

A atividade turística cearense, segundo Daniel Suliano, segue a mesma tendência do nacional. “Além disso, em 2019 portanto, antes da pandemia, aquele crescia acima desse, não obstante apresentasse sinais de arrefecimento” – frisa. Já em 2020, com a decretação do estado pandêmico a partir da segunda quinzena de março e, portanto, ao final do primeiro trimestre do referente ano, é possível constatar que, a partir do segundo trimestre, foi claro o impacto no setor, não obstante as taxas negativas passarem a ocorrer de forma decrescente nos trimestres subsequentes.

Porém, a partir do segundo trimestre de 2021, a atividade turística cearense e a nacional cresceram vertiginosamente no bojo da retomada da economia, após o pior momento da crise sanitária. “Particularmente, destaque para o segundo trimestre de 2021, com crescimento de pouco mais de 97% para o Ceará e 90% para o Brasil em uma clara recuperação em V”, pontua.

Em 2022, o setor seguiu em plena recuperação, com destaque novamente para o segundo trimestre, com taxas de 77,8% para o Ceará e 48,2% para o Brasil.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados