NOTÍCIAS / CIDADE

Prefeitura realiza II Seminário de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Gráfica

Ascom

19/05/2023

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou na manhã de hoje (18), no auditório da UNECIM, o II Seminário de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O evento teve como objetivo destacar o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, comemorado a cada 18 de maio, e principalmente mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes, visando a garantia do seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

O Seminário contou com a participação de profissionais das secretarias da Assistência Social, da Saúde, da Educação, conselheiros tutelares e representantes da Promotoria, da Polícia Civil, da Comissão da Mulher Advogada (Subseção Vale do Jaguaribe), além do público alvo que diariamente trabalha na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Foi um momento muito importante, de relevantes discussões, com o objetivo de ampliar a rede de garantia de direitos e consequentemente fazer com que crianças e adolescentes tenham seus direitos protegidos.

Outras ações

O Município desenvolve por todo o mês a “Campanha Maio Laranja” que busca conscientizar à população sobre a importância da prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Foram realizadas capacitações com os profissionais da educação, rodas de conversa nas escolas da zona rural do Município e nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e reuniões em conjunto com o Sistema de Garantia de Diretos (Ministério Público, delegacia de Polícia Civil, secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Conselho Tutelar).

18 de Maio

O Brasil celebra em 2023 o 23º ano de mobilização do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data foi constituída pela Lei Federal 9.970/00, tornando-se uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

História da data

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há 50 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados