NOTÍCIAS / CEARÁ

Água do Castanhão chega à estrutura de concreto pela primeira vez em nove anos

Gráfica

Jornal do Ceará

16/05/2023

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O açude Castanhão, que tem capacidade para acumular 6,7 bilhões de metros cúbicos (m³) e é o maior reservatório para múltiplos usos da América Latina, registrou 31,84% nesta segunda-feira (15) e a água chegou à estrutura de concreto. O fato acontece pela primeira vez nos últimos nove anos.

O Ceará tem, atualmente, 57 açudes sangrando, conforme dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). Com a quadr chuvosa deste ano, a reserva do Ceará passou de 5,8 bilhões de metros cúbicos, no dia 1º de fevereiro, para 9,4 bilhões metros cúbicos nesta segunda, que corresponde a 51% da capacidade total dos 157 reservatórios monitorados pelo órgão.

As regiões de Coreaú e Litoral estão com 98% das suas capacidades de armazenamento. A região do Acaraú está com 93% de armazenamento e o Baixo Jaguaribe é de 100%. Já a região hidrográfica do Banabuiú atingiu o percentual de 41,28%, superando o ano de 2013. No início da quadra chuvosa, a região registrou pouco mais de 8% de recarga hídrica.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados