NOTÍCIAS / POLÍCIA

TSE aprova envio de tropas federais para 10 cidades do Ceará

G1 Ceará

19/09/2022

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes autorizou nesta quinta-feira (15) a ação das tropas federais no 1º turno das eleições no Ceará. As tropas vão atuar nos municípios de Fortaleza, Aquiraz, Horizonte, Maracanaú, Caucaia, Pacajus, Quixadá, Tauá, Sobral e Juazeiro do Norte.

A aprovação foi uma resposta à consulta do TSE a todos os Regionais Eleitorais do país sobre a necessidade da atuação das tropas. Devido ao questionamento do TSE, a Comissão Permanente de Segurança do TRE-CE elaborou um levantamento a partir de demandas das 109 zonas eleitorais do estado. Após, essa comissão indicou ser indispensável o reforço da segurança nos dez municípios.

Após a manifestação favorável da governadora Izolda Cela, a demanda foi repassada pelo TSE ao Planalto, que, em 12/8, publicou o Decreto nº 11.172.O ato autorizou o emprego das Forças Armadas para a garantia da lei e da ordem durante a votação e a apuração das Eleições 2022.

Carga das urnas
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) inicia nesta segunda-feira (19), a carga das urnas eletrônicas que vão ser disponibilizadas para as eleições 2022. Para todo o estado do Ceará, serão preparadas 25.566 urnas eletrônicas.

Em Fortaleza, esse trabalho acontece, das 8h às 18h, no depósito na nova sede do TRE. A previsão é de que os procedimentos na capital prossigam até o dia 24 de setembro, podendo se estender, se necessário, até os dias 26 e 27 de setembro de 2022.

Nos demais municípios do estado, a carga das urnas será nas sedes das Zonas Eleitorais, em local e horário previamente designados pelo(a) juiz(a) eleitoral e divulgado em edital.

Números
Para Fortaleza, o número de urnas disponibilizadas será de 5.662. Destas, 5.235 serão utilizadas na seção e 427 serão reservas. Já o interior contará com 19.904 urnas, sendo 17.561 destinadas às seções e 2.343 para reserva.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados