NOTÍCIAS / CEARÁ

Ceará segue investindo na aprendizagem como política pública de oportunidade

Gráfica

ASCOM/CEARÁ

25/04/2022

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Na contramão dos retrocessos que vêm cerceando direitos em diversas áreas do País, o Ceará segue investindo na aprendizagem como política pública de oportunidade. Por meio do programa Primeiro Passo, o Governo do Ceará segue capacitando jovens cearenses para que consigam se inserir no mercado de trabalho, na universidade e conquistem autonomia para prospectar uma carreira. No próximo domingo, 24, é celebrado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, data que remete à Lei da Aprendizagem, uma das políticas mais eficazes no combate ao trabalho infantil e à evasão escolar.

Entre 2015 e 2021, o Primeiro Passo, coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), capacitou 51 mil jovens. Desse total, 17 mil foram por meio do Jovem Aprendiz, linha de ação ancorada na Lei da Aprendizagem.

Yarlen da Costa, 25, é líder comercial na Freitas Varejo e está cursando o 5° semestre do curso de Libras da Universidade Federal do Ceará (UFC). Deficiente auditivo, o jovem explica que nada na sua trajetória foi fácil, e que só chegou até aqui porque teve uma oportunidade como Jovem Aprendiz. “Em 2019, eu me inscrevi no Primeiro Passo e consegui minha primeira experiência no mercado de trabalho. Comecei na Freitas Varejo como operador comercial, depois trabalhei como repositor e agora atuo como líder comercial dentro da empresa”, conta o jovem, enquanto organiza as peças em exposição nas prateleiras da loja. Yarlen é um dentre os 17 mil jovens que têm orgulho da trajetória que estão construindo e que se capacitaram e conseguiram inserção no mercado de trabalho através do Jovem Aprendiz.

“A Aprendizagem é uma garantia legal de extrema importância para a inserção de nossos jovens no mercado de trabalho. Queremos avançar na qualificação, entendendo que esse processo é fundamental para construirmos uma sociedade mais justa”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana. A secretária ressalta o comprometimento do Governo do Ceará com a qualificação de jovens, citando a criação do Programa Capacita Ceará, que transforma em política de Estado a qualificação realizada pelo Primeiro Passo, Transformando Vidas e Criando Oportunidades.

Rebecca Cortez, coordenadora de Inclusão Social da SPS, destaca que a Lei da Aprendizagem é sem dúvidas um caminho assertivo na busca por oportunidades para os jovens. “No Jovem Aprendiz eles adquirem conhecimento teórico nas aulas e prático com a vivência de trabalho nas empresas. Tudo é feito a partir de um contrato regido por lei, que garante carga horária reduzida, proteção contra ambientes perigosos ou insalubres, proibição ao trabalho em horários que não permitam a frequência escolar e a garantia de formação técnico-profissional por meio de cursos profissionalizantes. A importância dessa legislação é imensurável para os nossos jovens”, explica a coordenadora.

Rebecca também ressalta que a Aprendizagem é uma forma efetiva no combate ao trabalho infantil. Isso porque resguarda o direito do adolescente de 14 anos de estar inserido na qualificação profissional e no trabalho, tendo asseguradas as necessidades específicas de seu perfil etário. Além disso, explica a coordenadora, há acompanhamento quanto ao rendimento escolar, promovendo o combate à evasão escolar de forma efetiva.

“Algumas medidas que vêm sendo propostas pelo Governo Federal desvirtuam do objetivo da Aprendizagem e enfraquecem esta política que há mais de 20 anos vem mudando a realidade de jovens em situação de vulnerabilidade em todo o País”, pontua Rebecca, que ainda lembra: “É dever de todes lutar pelo fortalecimento dessa política, não permitindo nenhum retrocesso”.

O secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina, frisa que diante da possibilidade de enfraquecimento desta política foi criado um grupo de trabalho com participação do Ministério Público e da Superintendência do Trabalho, das entidades executoras, dos Fóruns estaduais e do Fórum Nacional da Aprendizagem, que juntos estão dialogando com o governo federal para que repensem tais mudanças.

“A Lei da Aprendizagem é fruto da modernização das legislações trabalhistas e trouxe mudanças positivas tanto para nossa juventude quanto para os empresários que podem contar com uma mão de obra especializada e cheia de criatividade para colaborar nestes espaços. Eu acredito muito na Lei da Aprendizagem como uma forma de consolidar os direitos dos nossos jovens e adolescentes e de assegurar a oferta de trabalhos seguros e que possibilitem a conquista de uma carreira profissional para eles”, conclui Ibiapina.

Jovem Aprendiz
O curso da linha de ação Jovem Aprendiz atende jovens, entre 14 e 24 anos, que estejam cursando o Ensino Fundamental, Ensino Médio ou sejam egressos da rede pública de ensino. Os cursos possuem carga horária de 1.280 horas, que se dividem entre aulas e atividades práticas (em empresas privadas), realizadas no período de 11 meses a 16 meses.

Os inscritos nesta linha são capacitados em oficinas de formação para o mercado de trabalho e encaminhados para os processos seletivos das empresas privadas. Após a contratação, os jovens passam por formações teóricas de aprendizagem. A SPS fornece fardamento, lanche, material didático e pedagógico, enquanto a remuneração é paga pela empresa. Os cursos são ofertados conforme o Catálogo Nacional de Programas de Aprendizagem Profissional (Conap).

Como se inscrever
Além do Aprendiz, o Programa Primeiro Passo contempla outras duas linhas de ação: Jovem Bolsista e Jovem Estagiário, cuja as inscrições para se cadastrar no banco de dados do programa podem ser feitas previamente através do site da SPS, no link: https://bit.ly/3v63S74

Serviço
Fone: 3101.1559
E-mail: primeiropasso@sps.ce.gov.br

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados