NOTÍCIAS / CIDADE

SEMED realizarou solenidade de premiação do Concurso Peteca nesta quarta-feira (12)

Gráfica

13/06/2019

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Participam do concurso os alunos de 4º ao 9º ano do ensino fundamental, dividido em três grupos. Cada segmento deve abordar um tema específico em seus trabalhos. A seleção e premiação contemplam seis categorias: conto, poesia, música, desenho, curta-metragem e esquete teatral.

O Concurso Peteca tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações para mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador. Além do mais, a premiação reconhece os melhores trabalhos produzidos pelos alunos e a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos das crianças e adolescentes.

O Peteca

O Peteca é um programa educativo desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação, com a participação dos demais órgãos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Consiste num conjunto de ações de conscientização e sensibilização na comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente.

Em Russas, durante todo o ano letivo são realizadas ações voltadas para a promoção de debates nas escolas, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização adolescente. A partir do levantamento feito pelo Ministério Público, 13 escolas foram contempladas pelo Peteca neste ano.

12 de Junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

A data foi criada por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002. O principal objetivo é alertar a comunidade em geral e os diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática presente em diversas regiões do Brasil e do mundo.

A políticas públicas de combate à pobreza e proteção das crianças e adolescentes contribuíram para a redução no trabalho infantil no Brasil. Na faixa etária mais sensível, de 5 a 13 anos, o trabalho infantil teve quedas bruscas nos últimos 20 anos. Em 2016, nesse grupo, apenas 0,7%, ou 190 mil pessoas, estavam ocupados em atividades econômicas, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). No entanto, a prática persiste e deve ser combatida.



DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados