NOTÍCIAS / POLÍTICA

Bolsonaro perderia de 4 oponentes no 2º turno

Diário do Nordeste

23/08/2018

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Pesquisa Datafolha apontou, ontem, que o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) perderia em um eventual segundo turno para Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT), em cenário sem Lula (PT), assim como também perderia em um confronto direto com o ex-presidente da República. O candidato do PSL venceria, contudo, em uma disputa com Fernando Haddad (PT).

O mesmo levantamento mostra que Bol sonaro tem 22% das intenções de voto e lidera a disputa no cenário sem Lula. A seguir vem Marina, com 16%. Ciro aparece em terceiro, com 10%, seguido por Alckmin, com 9%. Alvaro Dias (Podemos) e Haddad aparecem com 4%. João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) têm 2% das intenções de voto. Vera, Daciolo, Boulos e João Goulart Filho (PPL) têm 1%. Já Eymael (DC) não pontuou.

Cenário com Lula

Já quando Lula é incluído na corrida presidencial, o petista lidera com 39% das intenções de voto, ainda segundo pesquisa Datafolha. Bolsonaro tem 19%; Marina, 8%; Alckmin, 6%; Ciro, 5%. Dias aparece com 3%, Amoêdo soma 2%. Meirelles, Boulos, Cabo Daciolo e Vera Lúcia têm 1% cada. Os números apontam, ainda, que Bolsonaro tem a maior rejeição entre os presidenciáveis: 39% dos eleitores afirmam que não votariam no candidato "de jeito nenhum". Em seguida aparece Lula, com 34%. Alckmin é rejeitado por 26% dos eleitores, seguido por Marina (25%) e Ciro (23%). Haddad é o menos rejeitado entre os principais candidatos com 21%.

Fator renda

Ainda segundo o Datafolha, em cenário sem o ex-presidente, Marina lidera entre eleitores mais pobres, ela tem 19% das intenções de votos de quem ganha até dois salários mínimos (R$ 1.908,00); Bolsonaro (PSL) vem em seguida, com 14%.

Entre os mais ricos, que ganham mais de dez salários mínimos (R$ 9.540,00), o candidato militar também é o preferido dos mais escolarizados, em pesquisa espontânea. Em um cenário com Lula, Bolsonaro tem 30% das intenções de voto entre eleitores com maior poder aquisitivo. O pior desempenho do militar está entre os mais pobres, com 8% das suas intenções de voto.

Entre os eleitores que ganham até dois mínimos, Lula tem 24% das intenções de voto. Nessa porção do eleitorado também paira a dúvida, 45% dos entrevistados não sabem em quem votar. Apesar do PT ser o partido de preferência de 75% dos eleitores mais pobres, que ganham até três mínimos, Haddad, na hipótese de impedimento da candidatura de Lula, tem 7% das intenções de voto destes eleitores. Haddad é preferência de 9% dos ouvidos que ganham mais de dez mínimos.

Repercussão

Ciro voltou, ontem, a criticar o PT e Bolsonaro. Perguntado sobre qual era a posição dele em um eventual segundo turno de Bolsonaro contra o PT, Ciro desconversou e brincou com jornalistas. "Pode morrer?", disse.

"Olha, a gente tá lutando por uma saída que não seja extremista, que não seja demagógica e que não seja mentirosa", afirmou, sem citar rivais. "Vamos deixar o povo resolver".

Marina se mostrou contida ao comentar sobre o resultado da pesquisa. "Nós estamos fazendo nosso trabalho. Dialogando com a sociedade. Apresentando nossas propostas, porque temos certeza que a sociedade brasileira é única que pode fazer a diferença nessas eleições", disse.


DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados