NOTÍCIAS / POLÍCIA

3.140 novas pistolas são entregues às polícias do CE

Diário do Nordeste

02/08/2018

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Dezenas de policiais civis e militares do Ceará se reuniram na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ontem, para a cerimônia de entrega de 3.140 armas de fogo, adquiridas pela Pasta, através de um processo licitatório internacional inédito no Brasil.

A compra ocorreu mesmo após o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) questionar a segurança dos armamentos, ajuizando uma Ação Civil Pública (ACP), em abril deste ano, requisitando a desclassificação ou a inabilitação da empresa suíço-germânica Sig Sauer Inc. O arsenal custou R$ 4,5 milhões aos cofres do Governo, após contrato assinado, em fevereiro.

A recomendação do MPCE alegava que a empresa tinha os mesmos problemas de outras, que foram desclassificadas. Além disso, segundo a Instituição, a vencedora teria feito modificações nos equipamentos, como o tamanho do cano das pistolas, o afinamento do gatilho e a instalação de uma trava interna em um modelo que não possuía.

A trava de segurança era uma das exigências do próprio edital, para que as pistolas não causem disparos acidentais. O titular da SSPDS, André Costa, afirmou que as pistolas são "totalmente confiáveis" e "o que há de melhor disponível no mercado bélico". Ele afirma que uma comissão da Pasta foi até a fábrica da Sig Sauer, em Newington, no estado americano de Connecticut, onde testou e aprovou a arma.

"Esse modelo é o mesmo, sem mudança nenhuma, usado pelo Exército norte-americano. Lá eles não licitam, escolhem o armamento que querem. As forças especiais na França, Inglaterra e Alemanha também usam. Se ela é aprovada em todos esses países, fico tranquilo. Inclusive, vou passar a usar uma delas".

Fabricadas pela Sig Sauer nos Estados Unidos, as pistolas, calibre 9mm e Ponto 40, chegaram ao Aeroporto Internacional de Fortaleza, segunda-feira (30), e passaram por uma vistoria, pela 10ª Região Militar do Exército Brasileiro, que participou do desembaraço alfandegário junto à Receita Federal. Desde então, mil delas foram distribuídas para a Polícia Civil e, ainda nesta semana, as outras 2.140 passarão a ser entregues à PM.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados