NOTÍCIAS / POLÍCIA

Chacina da Palmácia foi ordenada após estupro, diz Polícia Civil

Diário do Nordeste

17/07/2018

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Os detalhes da operação que terminou com a prisão de quatro suspeitos foram apresentados, ontem, na DHPP. O mandante do crime permanece foragido
Os detalhes da operação que terminou com a prisão de quatro suspeitos foram apresentados, ontem, na DHPP. O mandante do crime permanece foragido

O principal alvo da chacina de Palmácia, a 74Km de Fortaleza, identificado como Antônio Augusto dos Santos Silva, estava na residência em que cinco pessoas foram mortas, na última sexta-feira (13), mas conseguiu escapar. Augusto é foragido da Cadeia Pública de Palmácia, onde respondia por estupro. Nesta segunda-feira (16), a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) divulgou a prisão de quatro suspeitos do crime. Porém, o mandante da chacina ainda não foi capturado.

As equipes de Inteligência dos dois órgãos envolvidos chegaram até o bairro Bom Jardim, em Fortaleza, e localizaram dois dos quatro suspeitos. São eles Wagli Edmar da Silva Viana, de 30 anos, que responde por outros dois homicídios; e André do Nascimento Araújo, 35, que tem antecedentes por tráfico de drogas e homicídio.

Além deles, a Polícia também prendeu Antônio Evandilson Azevedo Fernandes, 34, em Palmácia; e Francisca Maria Pereira Sales, 35, apontada como a pessoa que indicou onde as vítimas seriam achadas. Os quatro suspeitos foram autuados por homicídio e associação criminosa.

Há indícios de que o bando também participou de outros crimes na região. "Investigamos agora a vinculação dos presos com diversas outras mortes ocorridas no Bom Jardim, uma delas já esclarecida. Já tínhamos acompanhado uma série de assassinatos, em que indivíduos armados se identificaram como policiais e matavam seus desafetos. Então, tudo se encaixa perfeitamente nessa linha de investigação", relatou o delegado Leonardo Barreto, diretor da DHPP.

A linha de investigação se deve ao fato de os suspeitos usarem coletes balísticos e distintivos da Polícia Civil, para enganar as vítimas e tirá-las de dentro da residência e, posteriormente, executá-las. O material foi apreendido ainda na localidade de Cafundó, em Palmácia. Também foram encontradas e retidas munições, uma arma de fogo, uma faca, cordas, drogas, dinheiro, celulares, foices e balanças. Uma pistola usada na chacina ainda não foi achada.

Motivação

Informações da DHPP dão conta de que a vítima do estupro pelo qual o alvo da ação respondia, seria parente do mandante do matança, Francisco Antônio Azevedo Fernandes, 'Padeirinho' ou 'Tontonho'. Ele teria sido o autor intelectual e executor das mortes, de acordo com o delegado plantonista da DHPP, que atendeu à ocorrência. O empenho da Polícia agora é para encontrar 'Tontonho', que seria membro de uma facção criminosa e teria convencido outros integrantes do grupo a atuarem junto com ele na chacina.

Dentre os assassinados, estavam Antônio Barbosa Sousa, 56; e Paulo Sérgio dos Santos da Silva, 30, pai e irmão, respectivamente, do alvo da matança. Os suspeitos confessaram à Polícia terem efetuado os disparos, que transfixaram e atingiram mais de uma vítima simultaneamente. "Isso mostra a brutalidade com que o crime se desenrolou", frisou a titular da 10° Delegacia da DHPP, Ana Vitória Almeida.

O aprofundamento sobre a questão das munições repetidas, bem como da relação entre a chacina e outros crimes cometidos pela quadrilha serão confirmados com o resultado do laudo pericial. "Ainda no local já foram feitos exames e alguns detalhes denunciaram a crueldade do fato. Há muito material que requer uma análise da perícia e a comparação desses objetos com os de outros inquéritos em curso", destaca o coordenador de Perícia Criminal da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Rômulo Lima.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados