NOTÍCIAS / CEARÁ

Blecaute gera prejuízos de até 30% no CE; transtornos em vários setores

Gráfica

Diário do Nordeste

22/03/2018

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Supermercados no Ceará estimam perdas no faturamento diário entre 20% e 30% devido à falta de energia ( FOTO: WALTER CRAVEIRO )
Supermercados no Ceará estimam perdas no faturamento diário entre 20% e 30% devido à falta de energia ( FOTO: WALTER CRAVEIRO )

Uma falha em um disjuntor da subestação de Xingu, que é responsável pelo escoamento de praticamente toda a geração da usina de Belo Monte, provocou um colapso na distribuição de energia para alguns estados do Norte e todo o Nordeste por mais de 3 horas, informou o Operador Nacional do Sistema (ONS) na noite dessa quarta-feira (21). No Ceará, os supermercados já estimam perdas no faturamento diário entre 20% e 30%, segundo a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), enquanto que indústria e comércio calculam os prejuízos.

No Centro de Fortaleza, pouco depois das 15h48 - hora identificada pelo ONS como início do apagão -, clientes e vendedores saíram para as calçadas. Na Avenida Heráclito Graça, próximo ao cruzamento com a Avenida Rui Barbosa, funcionários de uma concessionária de automóveis foram surpreendidos pela falta de energia quando atendiam compradores.

"A gente estava preenchendo uma ficha para um cliente quando o apagão aconteceu", contou o vendedor Vladimir Monte. "Aqui, só fecha às 18h. Não sei como vamos fazer até lá", acrescentou outro vendedor, Mateus Araújo, sobre o principal problema enfrentado pelos comerciantes com o apagão: o horário de fechamento.

A falta de geradores fez com que muitos adiantasse o fim do expediente, além de que a expectativa da vinda dos clientes foi bastante reduzida sem luz nas ruas e com os produtos congelados derretendo, como observou o vice-presidente da Acesu, Nidovando Pinheiro.

"Os estabelecimentos que tinham gerador ainda continuaram com lojas abertas, mas alguns tiveram problemas por conta da instabilidade. Nossas perdas, no faturamento diário, foram de 20% a 30%, dependendo da loja. Além de ter comprometido muitos produtos", lamentou, afirmando que o departamento jurídico da Associação vai avaliar as possibilidade de reduzir esse impacto.

"Esse apagão inesperado trouxe um prejuízo sem igual para os lojistas, tanto do Centro como das lojas dos shoppings, pois o Centro fechou às 16h e alguns shoppings fecharam às 17h, para um momento que vivemos saindo de feriados e por via de consequência a retração das vendas do varejo, traz grandes prejuízos incomensuráveis", completou o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados