COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

Greve & prejuízos decorrentes

Gráfica

Hildeberto Aquino

26/05/2018

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O desconhecimento ou falta de um aprofundar isento do brasileiro na área socioeconômica é quase que absoluto e de difícil assimilação posto que nós próprios, ou por alienação proposital ou apenas por pirraças - entre elas a politiqueira, impede-nos de ver a REALIDADE e somos, por decorrência, conduzidos, manipulados pelo que se propaga na Imprensa de todas as tendências ou nas tais Redes Sociais e no interesse de grupos, quais forem, inclusive sindicatos.   

A PETROBRÁS, da qual muitos maus políticos - corruptos safados se aproveitaram politiqueiramente e no interesse próprio (alguns sujam até as mãos podres com o petróleo enquanto posam para fotos e bradam "O petróleo é nosso!...") é uma empresa de capital aberto (sociedade anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União), sendo, portanto, uma empresa de ECONOMIA MISTA. Isto é, parte de suas ações é do governo Federal (maior parte) e a outra parte dos acionistas. E essa empresa, como todos sabem, foi nos últimos tempos SAQUEADA de todas as formas e forçada a manter subsídios para os combustíveis até a acumular prejuízos e só então começar a reagir, inclusive na tentativa de cobrir o rombo deixado por saqueadores políticos. Ou isso ou a falência absoluta e irreversível!

É preciso ficar claro que parte maior do preço dos combustíveis é constituída de IMPOSTOS, quer na área federal e de impostos que direcionados para os Estados ICMS - que varia por Estado. (Já há proposta (somente agora) no relapso Congresso que prever que Estados terão de fixar a alíquota máxima do ICMS em 18% para gasolina e álcool e de 7% para o óleo diesel). Aguardemos!

A política de REAJUSTE dos combustíveis adotada pela Petrobrás acompanha as cotações internacionais do petróleo e a variação cambial, o que é contestado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) que alega que os custos da estatal são internos e não internacionais. Ademais, transportadores não podem responder pela ineficiência e pela corrupção ocorrida na empresa. Alega ainda que a solução anunciada pelo governo de reduzir a zero a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) é insuficiente para resolver o problema do aumento do diesel porque o impacto para o consumidor será ínfimo ou quase nulo. Pontos de vista!

De tudo resulta que os PREJUÍZOS decorrentes de uma greve com uma paralização desse porte são incomensuráveis e atingem a TODOS, indistintamente, inclusive os próprios grevistas. Todas as áreas têm prejuízos e você CONSUMIDOR arca com o ônus e termina pagando de qualquer forma, não se iluda. É, portanto, recomendável CAUTELA e não sair a gritar que foram "coxinhas" ou "mortadelas" (foram todos eles sim, conjuntamente!!!), mas em especial a política da qual os nossos combalidos Executivo e Legislativo descuraram e mormente quando abandonaram a implantação de transportes FERROVIÁRIOS e FLUVIAIS, restringindo-se apenas ao transporte RODOVIÁRIO que pena e arca com prejuízos dadas as péssimas condições de nossas estradas (outro dos muitos desmazelos dos Poderes constituídos, em todos os níveis – federal e estadual).

Acordemos todos e não nos deixemos manipular, sensatez pelo menos!

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados