COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

Colapso hídrico - Convulsão social?

Hildeberto Aquino

13/02/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Os quase extintos reservatórios, que já de capacidades limitadas, ainda resistem, mas... até quando? E quando secarem definitivamente o que ocorrerá com a população e quais atitudes tomarão os que iludidamente (em especial em época de eleições) acreditaram nos inertes, relapsos e até caloteiros políticos? Não que a culpa seja exclusiva deles, políticos, mas se lhes faltou proatividade, medidas cautelares mesmo sem que fossem tão pessimistas e esperassem o pior, mas o fenômeno (mesmo não confirmados pelos nossos precários órgãos meteorológicos e os demais gestores de água oficiais), já era previsível, alertado inclusive em relatório da ONU e está ocorrendo, em grandes proporções e sem perspectivas de reversão que não seja a hoje não tão convicta fé do povo e, talvez nem isso - os tempos mudaram! Tem ministro que afirma que "Deus é brasileiro...". Pois sim! Ministro, Ele, ainda que fosse, de há muito se afastou daqui e nos deixou na dependência de maus políticos, de todos os partidos e sob todos os aspectos, aqueles que apenas lutam por cargos e benesses no seu exclusivo interesse.

Bilhões (não nos referimos aos desviados da Petrobrás que foram para o bolso dos ladrões) foram gastos nas tais "Arenas" e outros "benefícios estruturais" (tentando revigorar um futebol decadente e medíocre e que, na atual conjuntura, é um dos instrumentos de alienação do povo, como o é o Carnaval), meros atos de ostentação politiqueira para aparição nos holofotes midiáticos, nossos e do exterior, enquanto as obras essenciais, prioritárias – transposições, reservatórios, usinas hidroelétricas, hospitais, escolas e tantas outras foram descuradas, negligenciadas e colocadas em planos secundários ou até mesmo reconhecidas como irrelevantes. Essa é a visão medíocre e perpetuada dos que governam o País enquanto o povo padece calado!

Não visualizemos apenas a região Sudeste por ser mais destacada pela Mídia. Vários estados do Nordeste e em especial aqui no Ceará, já temos mais de 35 cidades em situação crítica, calamitosa, já com racionamento de água e clamando por providências. Quando foi que algum desses relapsos, inclusive os caloteiros eleitorais maiores que ocupam a Mídia em escândalos sucessivos levantaram a bandeira e diligenciaram providências que, a nosso incipiente entender, indispensáveis, inadiáveis e já tardias em muitos casos? Esperarão pela reação mais contundente do povo? Isto é temeroso!

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados