NOTÍCIAS / POLÍTICA

Veja 9 frases de Eduardo Cunha em sua defesa no Conselho de Ética

Diário do Nordeste

19/05/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou em depoimento ao Conselho de Ética nesta quinta-feira (19) que se sente "injustiçado" pelo Supremo Tribunal Federal e que a decisão de seu afastamento possui "algum tipo de objetivo oculto".

Cunha citou que o próprio Supremo considerou a decisão "excepcionalíssima" e que, pela Constituição, a única medida cautelar possível contra um parlamentar é a prisão em flagrante.  O presidente afastado da Câmara ainda disse ser "estranho a celeridade e a seletividade" das investigações contra ele. 

"Uma denúncia contra o presidente do Senado está há três anos sem ser apreciada pelo pleno [do Supremo]", disse. A denúncia contra Renan Calheiros (PMDB-AL), por peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso, chegou a ficar pronta para ir ao plenário, mas foi retirada pelo relator, ministro Luiz Fachin. 

9 frases de Eduardo Cunha em sua defesa no Conselho de Ética:
1. "É óbvio que foi uma decisão construída [contra ele, que levou seu afastamento da Câmara ] para ter algum tipo de objetivo, que com o tempo se saberá qual é."

2. "É muito estranha a celeridade com relação a mim quando, por exemplo, uma denúncia contra o presidente do Senado está há três anos sem ser apreciada pelo pleno [do Supremo]."

3. "Não vim aqui para fazer exposição de vitimação."

4. "Então, não tem da minha boca nenhuma declaração de ameaçar quem quer que seja. Pode ficar tranquilo que, quando eu tiver alguma coisa contra qualquer um, no momento que eu quiser fazê-lo eu o farei sem precisar do palco do Conselho de Ética para isso."

5. "Não tenho titularidade de cartão de crédito e não efetuei gastos como dependente do cartão de crédito da minha esposa, da conta dela, declarada no Banco Central. (...) Não foi feita nenhuma despesa sob a minha titularidade, vou deixar isso muito claro."

6. "Sobre o 'usufrutuário', quero pedir desculpas pela utilização, quis fazer uma simbologia, usei a palavra juridicamente equivocada. Não sou efetivamente o usufrutuário, afirmei aquilo em uma entrevista jornalística, o depoimento estou fazendo agora. Nesse momento tenho que concordar que o termo é inadequado."

7. "Não tenho nem nunca tive qualquer interesse em sua postergação. Tanto que na data me aprazada para aqui estar, aqui estou. Eu quero que seja célere esse processo.”

8. "Não há a obtenção de qualquer tipo de prova que mostre que o trust signifique a propriedade da existência de meu patrimônio.”

9. "O trust é responsável pela gestão e as condições pré-contratadas. Sou beneficiário usufrutuário em vida e os meus sucessores em morte."

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados