NOTÍCIAS / CEARÁ

Professores da rede estadual decidem manter greve

Diário do Nordeste

18/05/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Os professores da rede estadual de ensino decidiram em assembleia realizada no Ginásio Poliesportivo da Parangaba, na manhã desta terça-feira (18), a permanência da greve na Capital e interior. Durante o encontro, estudantes que estão ocupando as escolas invadiram a reunião dos professores pedindo participação nas negociações e continuação da greve. A organização não autorizou a fala dos alunos, pois a assembleia era somente dirigida aos professores.

A greve está suspensa desde o dia 6 de maio, por ordem do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O parecer define a retomada das negociações até o próximo mês de junho, conforme já havia sido assinado em ata. 
 
Sobre a ilegalidade da greve, o presidente da Apeoc declarou: "o sindicato abriu um recurso contra a medida judicial. Estamos esperando o resultado que ainda não saiu. Nosso setor jurídico vai atuar tentando usar todas as regulamentações jurídicas para que não haja prejuízos aos professores", ressalta.  
 
Recomposição das aulas
 
O presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, afirma que a decisão foi soberana. "A categoria que decidiu a greve no inicio e a mesma que definiu a continuidade novamente. Temos consciência de todas questões que estão coladas. O governo insiste em anunciar o reajuste apenas em junho". Sobre reposição de aulas perdidas, o presidente informou que "é um compromisso moral e legal de repor as aulas perdidas. A recomposição de aulas é um dos pontos principais nas dicurssões daqui pra frente".
 
Iniciada no último dia 25 de abril, a paralisação das atividades tem entre as reivindicações um aumento salarial da categoria de 12,67% (10,67% de reposição da inflação de 2015 e 2% de ganho real). Além disso, diversos estudantes também ocupam mais de 40 escolas estaduais em forma de protesto para a melhoria da infraestrutura em unidades escolares, reajuste do valor unitário da merenda escolar e o passe livre nos transportes urbanos.

Rumos do movimento até quarta

O sindicato vai cumprir o papel - através da comissão de negociação, de "avaliar até quarta-feira os rumos do movimento no interior e na Capital", comentou Anizio Melo, presidente da Apeoc.

Na quinta-feira (19) e sexta-feira (20) o sindicato irá realizar inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas escolas estaduais. Na segunda-feira (23), uma caminhada está marcada com saída da Praça da Bandeira até a Praça do Ferreira e na quarta-feira (25) uma nova assembleia para definir os rumos da greve. 
 
Resposta

A reportagem entrou em contato com o gabinete do desembargador Durval Aires Filho, mas não foi atendido. Funcionários do gabinete informaram que apenas ele ou um dos oficiais poderiam falar, mas não se encontravam. A Secretaria da Educação Do Estado (Seduc) informou que logo irá se pronunciar.   

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados