NOTÍCIAS / POLÍTICA

Temer escolhe aliado de Cunha para ser líder do governo na Câmara

Folha

18/05/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Pressionado pelos partidos do chamado "centrão", o presidente interino, Michel Temer, decidiu nomear o deputado André Moura (PSC-SE) como líder de seu governo na Câmara. O martelo foi batido na noite desta terça-feira (17).

Apoiado pelo presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Moura era o nome defendido por partidos como PP, PR e PSD.

Fiel da balança na votação do impeachment de Dilma Rousseff, o grupo chegou a levar a Temer durante a manhã uma lista com 300 nomes que apoiavam a condução de Moura para a liderança.

Moura é um dos expoentes da tropa de choque que tenta barrar a cassação de Cunha no Conselho de Ética e chegou a ser chamado de "lambe botas" do peemedebista pelo petista Paulo Teixeira (SP).

Seu principal rival era Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tinha entre seus cabos eleitorais Moreira Franco, secretário-executivo de Parcerias do governo e um dos principais articuladores de Temer.

O "centrão" não admitia que um nome da antiga oposição ocupasse o posto. Esses partidos estudam a possibilidade de formar um "blocão" de apoio a Temer. A rejeição dos dois lados era recíproca.

O líder do governo na Câmara é, em linhas gerais, o responsável por negociar em nome do Palácio do Planalto os temas de interesse do presidente da República.

Após se reunir com líderes de partidos que apoiam a gestão Temer, o responsável pela articulação política, ministro Geddel Vieira Lima, reconheceu a dificuldade pela definição do novo líder.

"Evidentemente que vamos conversar com líderes da base aliada para que saia uma solução que nos unifique", afirmou. "Estamos no governo faz dois dias e a sensação que eu tenho, quando leio os jornais, é que o governo já tem quatro anos."

TERCEIRA VIA

Quando o líder ainda não havia sido definido, Temer avaliava uma terceira via. Dentre os cotados, estavam o relator do impeachment na Câmara, Jovair Arantes (PTB-GO), o presidente da comissão, Rogério Rosso (PSD-DF) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Todos eles são próximos ou têm bom diálogo com Cunha, acusado de envolvimento no petrolão. Porém, Rosso e Jovair haviam pedido ao presidente presidente interino que ele retirasse de tramitação de emenda à Constituição que recria a CPMF.

Ainda segundo relatos, foi sugerido a ele apoio à legalização de jogos de azar como os bingos. O tema já é discutido em uma comissão Da Câmara, mas sofre resistência da bancada evangélica.

Outro problema de Temer é a indefinição sobre a permanência ou não do interino Waldir Maranhão (PP-MA) no comando da Câmara. O deputado do PP presidiu nesta terça sua primeira sessão no plenário, mas encerrou sob gritos de "fora, fora, fora", puxados por PSDB e DEM.

Esses partidos querem nova eleição na Casa. Parte do centrão ainda defende Maranhão, assim como o PT.

Após críticas sobre a falta de representatividade feminina em seu governo, duas mulheres entraram no radar de Temer para líder do governo no Senado: Ana Amélia (PP-RS) e Simone Tebet (PMDB-MS). Ricardo Ferraço (PSDB-ES) também é cotado.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados