NOTÍCIAS / POLÍTICA

Deputados cearenses têm baixa visibilidade na Câmara Federal

16/05/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Após a aprovação da admissibilidade do pedido de impeachment da presidente, agora afastada, Dilma Rousseff, o mês de maio começou, na Câmara dos Deputados, com a eleição dos presidentes das 25 comissões permanentes da Casa, que comandarão os trabalhos de cada colegiado durante o ano. Desta vez, no entanto, representantes da bancada do Ceará, que em outros tempos já ocuparam cargos de maior visibilidade no Legislativo, foram eleitos apenas em duas comissões. 

A projeção tímida levanta o debate entre dirigentes partidários, analistas políticos e parlamentares: para alguns, é reflexo da ausência de nomes cearenses com articulação nacional na atual legislatura; para outros, consequência do cenário político e de mudanças na estrutura da Casa Legislativa que atingem não só a bancada do Ceará.

As duas comissões que tiveram cearenses eleitos não estão entre as mais disputadas pela maioria dos partidos, como a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania ou mesmo a de Educação. Chico Lopes (PC do B) ocupa, desde o último dia 4, a presidência da Comissão de Legislação Participativa. No dia anterior, a deputada Gorete Pereira (PR), por sua vez, foi escolhida líder dos trabalhos da recém-criada Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Em outras épocas, parlamentares eleitos pelo Estado do Ceará chegaram a ocupar posições de maior influência na Casa, como Flávio Marcílio, presidente da Câmara por três vezes durante o regime militar, e Paes de Andrade, que ocupou o mesmo cargo entre 1989 e 1991. Cearenses também já estiveram à frente da secretaria-geral da Câmara, caso, por exemplo, de Haroldo Sanford, Hildo Furtado Leite e Ubiratan Aguiar. 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados