NOTÍCIAS / ESPORTES

Ceará projeta arrancada e boa fase na Série B

Diário do Nordeste

14/05/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Treinador Sérgio Soares espera que tempo de preparação faça a diferença ( FOTO: JL ROSA )
Treinador Sérgio Soares espera que tempo de preparação faça a diferença ( FOTO: JL ROSA )

As duas passagens anteriores do técnico Sérgio Soares pelo Ceará englobam participações na Série B em 2013 e 2014 em cenários diferentes, mas com inícios animadores, com um aproveitamento alto de pontos nos dez primeiros jogos (acima de 60%), tudo que o Alvinegro quer repetir para este ano. Só que com o final feliz em novembro.

O objetivo de técnico e diretoria para a competição, iniciada neste fim de semana, é arrancar para o acesso e evitar o desespero de 2015, quando a equipe fez um primeiro turno terrível na lanterna e precisou de uma reação espetacular para evitar o rebaixamento para a Série C.

"O período que tivemos para trabalhar precisa fazer a diferença no início da Série B. Isso já foi passado para os atletas. O começo tem que ser bom, com uma pontuação alta, começar a fazer gordura. Será um campeonato muito equilibrado e ter um começo bom te dá uma condição de brigar pelo acesso lá na frente", analisou o técnico Sérgio Soares, lembrando a importância de começar bem o certame.

Na primeira passagem do treinador, em 2013, o clube vivia um cenário nebuloso na 'Segundona'próximo da 17ª rodada. Àquela altura, o Alvinegro era o 14º colocado com 18 pontos e a dois de entrar no temido Z-4.

O treinador revolucionou a maneira da equipe jogar, vencendo seis partidas - Guaratinguetá (2x0), São Caetano (4x2), ABC (4x0), Oeste (1x0), Boa/MG (2x1) e Icasa (1x0) - empatando duas - Palmeiras (2x2 e Joinville (1x1) - e perdendo apenas duas - para Paysandu (2x1) e Figueirense (2x1).

Com este aproveitamento de 20 pontos de 30 possíveis ou 66,6%, Soares deixaria o Ceará no G-4, já que o ocupante nas dez rodadas iniciais seria o Figueirense, com 19 pontos.

O treinador vê semelhanças entre aquele momento e o vivido hoje no clube. "Quando cheguei, em 2013, a pressão também era enorme, por estarmos próximos da zona de rebaixamento, apenas dois pontos. Foi um cenário parecido com este da minha chegada agora. E soubemos trabalhar bem o grupo e conquistarmos resultados para lutar pelo acesso", recorda ele.

A arrancada dez rodadas depois deixou o Vovô com 38 pontos e já mirando o acesso, a 12 distante do Z-4 e apenas cinco do Sport, clube que abria o G-4.

No ano seguinte, já com um trabalho solidificado ao iniciar a temporada, Sérgio Soares conseguiu uma arrancada ainda melhor nas primeiras dez rodadas.

O Vovô foi a sensação da competição e terminou a 10ª rodada na liderança com 21 pontos e 70% de aproveitamento.

O Alvinegro venceu outra vez seis jogos - Oeste (1x0),Paraná (2x1), América/RN (1x0), Ponte Preta (3x2), Vila Nova/GO (4x0) e Bragantino (2x1) - empatou três jogos - Náutico (2x2), Avaí (1x1) e Sampaio Corrêa (2x2) - perdendo apenas um - América/MG (3x0), então ainda de 'ressaca' pela conquista do tetra-campeonato Cearense.

Caminho

Na edição de 2016, o caminho na dez primeiras rodadas para o Vovô é o seguinte: Paysandu (Casa), CRB (Fora), Atlético/GO (C), Avaí (F), Goiás (C), Sampaio Corrêa (F), Londrina (C), Luverdense (F), Brasil de Pelotas/RS (C) e Joinville (F)

Os jogadores alvinegros esperam somar o maior número de pontos no início da competição nacional, buscando um caminho mais tranquilo. "Quem começa bem ganha confiança a cada rodada. Trabalhar com vitória é sempre melhor. O jogador rende mais. Queremos começar bem e somar pontos sempre", assegura Assisinho.

Analisando os adversários que terá, Sérgio Soares acredita que o time está no nível dos demais para a disputa do acesso. "Costumo dizer que o Ceará é um candidato ao acesso. Existem muitos candidatos e somos um deles. Mas muita coisa vai mudar ao longo das rodadas e água para rolar debaixo da ponte. É preciso ter regularidade".

SAIBA MAIS

No 'quase'

Em ambas as campanhas de 2013 e 2014, o técnico Sérgio Soares conseguiu arrancadas semelhantes, porém, a equipe bateu na trave pelo acesso ao fim dos dois certames. No primeiro ano, o time foi o 7º lugar com 59 pontos, a um do acesso, e no seguinte, foi o 8º com 57, já sem o treinador nas sete rodadas finais, ficando a cinco do objetivo

Promovidos

Nos anos em que o Vovô ficou no 'quase' na Série B, subiram Palmeiras, Chapecoense, Sport e Figueirense, em 2013, todos 'embalados' já no G-4 ao fim da 10ª rodada. Em 2014, de Joinville, Ponte Preta, Vasco da Gama e Avaí, só o time catarinense estava no G-4 ao fim da 10ª rodada

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados