NOTÍCIAS / CEARÁ

Adutoras têm sido a solução a curto prazo para a seca

DN online

14/05/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Milhões de litros de água escorrem desavisados todos os dias pelas estruturas hídricas do País. O Nordeste, que tanto sofre com as secas, é o que mais perde água, comparado à proporção que recebe: 40,6% do que acumula em reservatório – a média no Brasil, já bastante alta, é de 30%.

Enquanto se carece de água, ela encarece. Paga-se cada vez mais caro pelo produto derramado. A escassez fortalece o conflito: quem bebe versus quem planta. Mas todos bebem e é necessário fazer a roda girar ao contrário e garantir o abastecimento humano antes da irrigação e pecuária. Onde água, terra e poder se confundem, nem sempre a lógica é obedecida, até faltar definitivamente. Todos os anos, centenas de municípios enviam o pedido de decreto de Situação de Emergência para garantir novos recursos e, inclusive, fazerem contratos sem licitação. Fingem economia do dinheiro público, do tipo não realizar Carnaval, mas mantêm o ralo aberto com grandes gastos para pequenos serviços.

Os maiores rombos nas prefeituras se dão em locações de produtos, de carros a impressoras, em contratos com empresas de origem duvidosa. O desvio de finalidade é uma gota que conta onde até a chuva é desigual. Enquanto se espera por um céu bonito para chover, o discurso político manobra a água como promessa.

Se já não chove mais, então, a natureza é quem castiga. Mas é dito que o sertanejo resiste a tudo. Passa por toda má sorte e é resiliente até quando morre. Vista de forma crítica, no entanto, a história das secas prova que mais sobrevive quem se beneficia dela: o corrupto. Esse, sim, é, antes de tudo, um forte!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados