NOTÍCIAS / POLÍTICA

Primeiro escalão do governo é formado apenas por homens

13/05/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O presidente em exercício Michel Temer deu posse, ontem, a 23 ministros que integrarão o primeiro escalão do governo, até agora formado apenas por homens. O Ministério é composto em sua maioria por políticos e empresários. O número de pastas é menor do que os 32 ministros da gestão Dilma Rousseff.

De total de novos ministros, 13 são congressistas, ou seja, 57% do total da nova configuração da Esplanada dos Ministérios. O percentual representa quase o triplo com que Dilma Rousseff iniciou o seu segundo mandato, em 2015, com 7 congressistas nas 39 cadeiras - 18% do total. Com o agravamento da crise e o avanço de seu enfraquecimento político, a petista cedeu mais cadeiras para a Câmara e Senado, mas a medida não conseguiu conter a onda que resultou em seu afastamento ontem.

Mudanças

Sete ministros são do PMDB. O Ministério de Temer também contempla nomes do PP, do PSDB, do PSD, do DEM, do PRB, do PTB, do PSB e do PR. Entre as mudanças estão a fusão das pastas de Comunicações com a de Ciência e Tecnologia, e a incorporação da Secretaria de Aviação Civil e da Secretaria de Portos, que tinham status de Pasta, ao Ministério dos Transportes.

O Ministério de Direitos Humanos, Políticas para as Mulheres e Igualdade Racial foi incorporado ao Ministério da Justiça, que passou a se chamar Ministério da Justiça e Cidadania.

Os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Desenvolvimento Agrário viraram o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Os ministérios da Educação e da Cultura também foram unidos em uma única pasta. A Controladoria-Geral da União passa a se chamar Ministério da Fiscalização, Transparência e Controle.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a Chefia de Gabinete, a Advocacia-Geral da União e o Banco Central perderam status de ministério. O Gabinete de Segurança Institucional passou a ser considerado um ministério.

Temer vai reunir, hoje, a equipe ministerial para um primeiro encontro que deve acontecer entre 9h e 10h, no Palácio do Planalto, segundo informações da assessoria da Presidência.

Críticas

A gestão do primeiro escalão de Temer apresenta um perfil pouco diversificado. A maioria das pastas é chefiada por homens brancos. A representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, criticou a ausência de ministras, fato verificado pela última vez apenas no governo de Ernesto Geisel (1974-1979).

"Não ter mulheres significa perder, pois metade da população não está representada, nesse governo, nessa junta executiva. A possibilidade de perdas de políticas públicas, dos avanços, da (possibilidade de) ir além do que normalmente está sendo visto por só uma parte da população, é muito grande".

Alvos da Lava-Jato

Na equipe de ministros, três peemedebistas são alvos da Operação Lava-Jato. Romero Jucá (Planejamento) é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto recebimento de desvios da Petrobras e do setor elétrico. Um inquérito apura se ele cometeu crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Henrique Eduardo Alves (Turismo) é suspeito de receber dinheiro do dono da OAS, Léo Pinheiro, em troca de prestar favores ao empreiteiro no Legislativo e em tribunais. Já Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) aparece nas mensagens com Léo Pinheiro tratando do atendimento de interesses da OAS em órgãos do governo, entre eles a Caixa. Tanto Alves quanto Geddel passam a ter o chamado "foro privilegiado" e, agora, só podem ser investigados perante Supremo Tribunal Federal.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados