NOTÍCIAS / POLÍTICA

Dilma vai renunciar e pedir o mesmo a Temer para convocar novas eleições, afirma jornal

DN online

02/05/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Com a votação do processo de impeachment no Senado previsto para a próxima semana e poucas perspectivas de não ser afastada do cargo, a presidente Dilma Rousseff estaria planejando uma cartada final. Segundo o jornal O Globo, ela pretende renunciar ao cargo, desde que o vice Michel Temer faça o mesmo e, com isso, o Congresso Nacional seja pressionado a aprovar uma nova eleição para este ano.

Ainda de acordo com o jornal, o anúncio seria feito em pronunciamento na próxima sexta-feira (6). Para levar a ideia à frente, ela deve enviar nos próximos dias ao Poder Legislativo uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para a realização de eleições gerais no dia 2 de outubro. 

A estratégia não é consenso entre os apoiadores de Dilma. Jaques Wagner (Chefe do Gabinete Pessoal da Presidência) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) são dois ministros a favor da medida, assim como os senadores Paulo Paim (PT-RS), Jorge Viana (PT-AC) e Lindbergh Farias (PT-RJ). Entre os movimentos sociais, entretanto, a proposta não estaria sendo bem recebida. 

Ao ser sondado sobre o que acharia de uma mudança na Constituição para instituir novas eleições, o vice-presidente foi taxativo: “Essa, sim, é uma proposta golpista”, disse na semana passada.

Previsto para ser votado no Senado na quarta-feira (11), caso aprovado por maioria simples de 41 parlamentares, Dilma será afastada por 180 dias, com Temer assumindo a presidência interinamente nesse período. Após o prazo, será decidido se ela volta ao comando do País ou é afastada de vez, perdendo os direitos políticos por oito anos.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados