NOTÍCIAS / CEARÁ

Emprego no CE cai pelo 7º mês; pior março em 25 anos

23/04/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Ceará enfrentou em março o sétimo mês consecutivo de queda no número de postos de trabalho formal. Foram 4.701 vagas fechadas, saldo decorrente de 36.240 admissões e 40.941 demissões. O resultado superou os registrados em fevereiro deste ano (-4.171 postos) e em igual mês do ano passado (-397), tornando-se o pior para um mês de março nos últimos 25 anos. Esse período representa toda a série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), cujos dados mais recentes foram divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).

O levantamento também mostra que, de acordo com a série ajustada (que inclui as informações das empresas declaradas fora do prazo), no primeiro trimestre de 2016, o Ceará teve um saldo negativo de 17.533 vagas, o que representa mais que o dobro do número constatado em igual período do ano passado (-8.525). Nos últimos 12 meses, foram 44.819 postos a menos.

Setores

Os dados do Caged mostram que todos os setores da economia cearense tiveram mais demissões do que contratações. A maior parte do encerramento de vagas formais de emprego ocorreu na indústria de transformação (-1.592). "Esse é o 16º mês consecutivo de queda para a indústria, um setor-chave para a economia do nosso estado", salienta o coordenador de Estudos e Análise de Mercado do Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Erle Mesquita.

Já o segmento da construção civil, que em fevereiro havia apresentado resultado positivo, teve saldo negativo de 1.339 postos no terceiro mês de 2016.

O comércio chegou ao terceiro mês consecutivo de queda no número de postos de trabalho, com 841 vagas a menos no mês. "Boa parte das vagas fechadas no comércio em janeiro atingiu os empregos temporários. Agora, isso pode vir a atingir mais fortemente para além dos temporários", defende Mesquita.

O segmento da agropecuária teve queda de 651 vagas de trabalho. Logo em seguida, figurou o setor de serviços industriais de utilidade pública (-174). Os menores impactos no fechamento de vagas de emprego foram sentidos nos segmentos de serviços (-92), administração pública (-9) e a extração mineral (-3).

Segundo o coordenador do IDT, não há perspectiva de melhora no cenário de geração de emprego a curto prazo, e isso dependerá da resolução na crise econômica e política vivenciada no Brasil atualmente.

"Nós temos uma inflação ainda elevada, um desemprego elevado, e não está havendo ciclo de contratações. São reposições no mercado de trabalho em menores quantidades (do que as demissões). Há um ciclo muito desfavorável para o trabalhador", salienta.

Nordeste e Brasil

Dentre os estados do Nordeste, o Ceará obteve o quinto pior resultado no mês passado. O maior saldo negativo de postos de trabalho foi registrado por Pernambuco (-11.383), seguido por Alagoas (-9.872), Sergipe (-5.827) e Bahia (-4.803). Registraram retrações menos acentuadas Piauí (-1.137), Maranhão (-2.307), Rio Grande do Norte (-2.383) e Paraíba (-3.856).

O Brasil perdeu 118.776 vagas em março, pior resultado para o mês desde 1992, início da série histórica do Caged. Os dados são fruto de 1.374.485 contratações e 1.493.261 demissões no período. No primeiro trimestre deste ano, o saldo é de -319.150 postos, com ajuste.

Empresas sem fôlego

Os dados mostram que as empresas estão "sem margem de manobra" para lidar com a recessão. Esta é a avaliação do economista da Parallaxis Consultoria, Rafael Leão.

"Em 2015, as companhias ainda tinham algum fôlego para manter sua folha de pagamento, mas isso se esgotou na medida em que o empresário não vê perspectiva de aumento da demanda. Ao longo deste ano vamos ter intensificação desse quadro ruim", disse. O resultado de março não foi tão negativo quanto o previsto pela consultoria, que esperava fechamento de 136.600 vagas. "Eu estava mais pessimista, mas ainda assim o número é muito negativo", afirmou.

asdsasd

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados