NOTÍCIAS / CEARÁ

Cagece tem redução de consumo e corrige tarifa

DN online

20/04/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Mesmo com a aplicação da taxa de contingência, Fortaleza e a Região Metropolitana ainda não conseguiram reduzir o consumo de água nos 10% esperados. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) registrou, em março de 2016, redução de 3,2% no consumo de água, em relação à média calculada entre os meses de outubro de 2014 e setembro de 2015. Por outro lado, a partir deste sábado (23), haverá um reajuste de 11,96% de forma linear nas tarifas de água e esgoto da Companhia, que passam a ser de R$ 3,03 por metro cúbico.

Ao todo a Companhia arrecadou em março de 2016 cerca de R$ 5,3 milhões com a tarifa de contingência. O percentual representa uma redução de aproximadamente 386 mil m³ no volume consumido. Para atingir os 10%, os municípios com tarifa de contingência teriam que economizar aproximadamente 1.200.000 m³.

Em março deste ano, aproximadamente 253 mil usuários da Cagece pagaram tarifa de contingência em suas faturas, o número representa 24,5% do total de clientes em Fortaleza e RMF. Em fevereiro, a cobrança foi aplicada em cerca de 239 mil clientes da RMF. Baseado nos resultados de consumo acumulado desde dezembro do ano passado, quando a tarifa de contingência foi implantada, a redução de água não chegou a 10% do previsto para os quatro meses.

No Interior, houve aumento de 2,9% no volume de água consumida, quando comparado com a média calculada entre os meses de outubro de 2014 e setembro de 2015. Conforme a Cagece, o aumento do gasto nos municípios que não possuem tarifa de contingência impactam ainda mais no resultado do Estado. Quando considerado de forma geral, incluindo todos os municípios operados, independentemente de terem ou não a tarifa, a redução foi de apenas 1,3%.

Medidas

Por meio de nota, a Cagece informou que está trabalhando na elaboração de novas medidas de contingência e emergência voltadas para a gestão de risco dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O plano deverá ser apresentado dentro do prazo estipulado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce). A nota ainda informa que "a Cagece tem realizado campanhas educativas de combate ao desperdício no intuito de alertar à população sobre a importância do uso consciente do recurso diante do período crítico de escassez hídrica".

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados