NOTÍCIAS / POLÍTICA

Adail Carneiro vai ao Palácio do Planalto pedir a regulamentação dos serviços funerários

17/03/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O deputado federal Adail Carneiro (PHS-CE), atualmente licenciado, esteve nesta quarta-feira (16) no Palácio do Planalto, em Brasília, para pedir celeridade ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) N° 50/2014 que trata da normatização, fiscalização e comercialização de planos de assistência funerária estabelecendo regras para a fiscalização das empresas que atuam no setor.

Acompanhado do empresário do segmento funerário e ex-prefeito de Russas, Raimundo Cordeiro de Freitas, e seu assessor Jhon Herbert, o parlamentar reuniu-se com o assessor especial da Presidente Dilma, Giles Azevedo, que se propôs a analisar o projeto para viabilizar sua sanção.

O projeto PLC 50/2014 estabelece que os planos apresentem contrato com descrição detalhada dos serviços a serem prestados, que podem incluir atendimento funerário, organização de homenagens póstumas, cerimonial e traslados, entre outros. Também deve constar o valor a ser pago e o número de parcelas, a forma de reajuste e condições para cancelamento, suspensão e tempo de carência.

O texto determina que, para atuar no mercado, as empresas administradoras desses planos devem manter patrimônio líquido contábil equivalente a 12% da receita líquida anual obtida com a venda dos contratos, assim como capital social mínimo de 5% e reserva de solvência de 10% da receita anual.

As entidades privadas que comercializem os planos ficarão sujeitas à fiscalização dos programas estaduais de Proteção e Defesa do Consumidor (Procons), que definirão os procedimentos a serem seguidos. Caberá à Secretaria Nacional de Direito Econômico, do Ministério da Justiça, a fixação do valor das multas pelo descumprimento das obrigações legais a que estejam obrigadas essas empresas.

Em casos de descumprimento das regras, as empresas estarão sujeitas a receber advertência, multa, suspensão das atividades e até interdição do estabelecimento. As empresas deverão registrar anualmente, nos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), os relatórios de auditoria e os modelos de contratos comercializados.

Uma das preocupações de Adail Carneiro são os serviços funerários que estão sem regulamentação no Brasil desde a década de 1970, quando o hoje extinto Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) deixou de prestar o auxílio-funeral à população.

“Ao lado de Raimundo e em nome da classe funerária, iremos lutar junto ao governo federal para acelerar a sanção deste projeto, ou seja, para que ele vire lei”, acrescentou Adail Carneiro.

Informações de Nathália Nicola
Brasília

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados