NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

CE reage e atividade econômica sobe 1,6%; País mostra recuo

15/03/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Na contramão do cenário nebuloso vivido pelo País no âmbito econômico e político, a prévia do Produto Interno Bruto (PIB) cearense acabou surpreendendo e começou 2016 com um dado bastante promissor, tendo em vista que cresceu 1,6% em janeiro, na comparação com o mês imediatamente anterior. As informações são da séria com ajuste sazonal do Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central para o Ceará (IBCR-CE), divulgado ontem pela instituição financeira. Com o resultado, o Estado interrompeu uma sequência de seis meses consecutivos de queda em sua economia, iniciada em julho de 2015.

De acordo com o Banco Central (BC), o IBCR-CE passou de 141,76 pontos, em dezembro do ano passado, para 144,04 pontos, no primeiro mês de 2016. O avanço do indicador do Estado, inclusive, ficou acima da média do Nordeste para o período, que também foi positiva (1,4%). Na comparação com o País, o resultado do Ceará foi ainda mais representativo, tendo em vista que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou recuo mensal de 0,61%.

Conforme o economista Célio Fernando, o fato do índice cearense destoar do nacional mostra que a economia do Estado possui algumas peculiaridades positivas. "Na psicologia, chama-se resiliência a capacidade de um indivíduo lidar melhor com os problemas, resistindo às pressões das situações adversas. Assim, podemos dizer que o Ceará tem se mostrado mais resiliente em meio ao cenário de crise", opina. "Isso acontece por uma série de fatores. O Estado, por exemplo, é o quarto do País que mais possui população atendida pelo Bolsa Família, além de ter um impacto significativo de pensões, previdência e do pagamentos das próprias folhas estaduais e municipais. Isso cria um fluxo econômico que independe da estrutura nacional", completa.

Apesar do resultado positivo em janeiro último, a atividade econômica cearense ainda acumula queda de 3,4% nos últimos 12 meses, revela o BC. Na comparação com igual mês do ano passado, o resultado também é negativo (-3,1%). "Alguns desvios podem acontecer, mas creio que a economia do Estado tem condições de se manter ativa, ainda mais porque os gastos públicos são constantes na questão da renda", diz Célio Fernando.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados