NOTÍCIAS / POLÍTICA

Testes em humanos com fosfoetanolamina são aprovados

10/03/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde (Conep) informou, nesta terça-feira, 8, que foi aprovado a pesquisa com a fosfoetanolamina sintética. A substância, distribuída pela Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos, pode curar diversos tipos de câncer, mas não houve nenhuma realização de testes em humanos. Dessa forma, os efeitos colaterais nos pacientes são desconhecidos. O início da pesquisa, anunciada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, ser iniciada, precisava do parecer da Conep. As informação são do G1.

Segundo a Comissão, o protocolo foi aprovado nesta sexta-feira, 4, após ser retirado do documento o ressarcimento de transporte e alimentação aos participantes nos dias de visita. A pesquisa vai ser acompanhada pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da USP.

De acordo com o laboratório PDT Pharma, responsável pela síntese do composto para testes clínicos no Estado, a expectativa é que a produção inicie na última semana do mês de março. O laboratório aguarda a chegada dos equipamentos específicos.

O investimento da pesquisa, coordenada pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, é de em torno de R$ 5 milhões. Inicialmente 10 pacientes serão avaliados a fim de garantir a segurança da dose que vai ser utilizada na comunidade. Em seguida, a pesquisa passará ser com até mil pacientes, se não houver efeitos colaterais nos pacientes.

Redação O POVO Online

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados