NOTÍCIAS / CIDADE

Prefeitura realizará evento para celebrar o “Dia Internacional da Mulher”

Ascom

04/03/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Governo Municipal de Russas através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social – SETAS realizará no próximo dia 08 de março, (terça-feira), a partir das 7h30min, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), um evento especial para celebrar a tão importante data do “Dia Internacional da Mulher”, comemorada anualmente a cada 08 de março.

Uma programação bem diversificada foi preparada com muito carinho para o momento, com destaque para a merecida homenagem que será prestada a um grupo de 20 mulheres, que se destacou nos últimos anos no município russano.  Elas serão homenageadas com a entrega de uma significante comenda em reconhecimento pela relevante contribuição prestada no decorrer de suas vidas ao município de Russas.

Para o prefeito Weber Araújo, comemorar o data e ao mesmo tempo prestar homenagens as mulheres russanas, é o mínimo que o Município pode fazer por essas guerreiras, que tanto lutam pela valorização do sexo feminino e muito contribuem nos mais diversos setores da sociedade russana.

O Prefeito Weber Araújo, juntamente com a Primeira Dama Mazé Torquato e a Secretária de Assistência Social Vanda Anselmo, têm a honra de convidar a sociedade russana, em especial às mulheres, para com suas presenças abrilhantarem o evento. Participe!

Confira abaixo a programação oficial do evento:

07h30min – Acolhida com a participação da Primeira Dama Mazé Torquato;
08h30min – Solenidade de abertura;
08h45min – Apresentação cultural do quinteto feminino da Banda de Música Maestro Orlando Leite;
09h00min – Palestra com o tema: “GÊNERO E AUTONOMIA” – Participação das mulheres na sociedade contemporânea: Desafios e Perspectivas;
10h00min – Debate;
10h20min – Homenagem as 20 Mulheres de destaque na Sociedade Russana;
11h00min – Encerramento.
História do 08 de março

No Dia 08 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados