NOTÍCIAS / BRASIL

Primeira parcela do IPVA-2016 vence amanhã, sem juros

22/02/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

 A primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA-2016) vence amanhã (23), sem desconto e sem o pagamento de multa ou juros. As outras três têm vencimento marcado para os dias 23 de março, 25 de abril e 23 de maio próximos, desde que não sejam inferiores a R$ 50,00. A expectativa da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) é obter uma arrecadação superior a R$ 719 milhões, este ano, com o tributo.

Do total arrecadado, 50% do valor será recolhido aos cofres do tesouro estadual e os outros 50% são destinados aos municípios cearenses nos quais os veículos estejam emplacados. Este ano, todos os proprietários de automóveis, motos, ônibus e caminhões no Ceará deverão pagar menos, sendo que a redução média, com relação a 2015, será de 4,01%. De acordo com o levantamento do órgão, o Estado tem 2.118.445 veículos tributados. Assim como aconteceu no ano passado, o IPVA-2016 poderá ser pago nos cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil (BB) ou Bradesco.

Avaliação
Para chegar aos valores constantes nas tabelas do IPVA para 2016, o Fisco estadual considerou a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que expressa os preços médios de mercado dos veículos, efetivamente praticados por Estado. Além disso, realizou uma consulta junto ao Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará (Sindivel-CE), que tem um levantamento completo da média de preços de automóveis e motos usadas, comercializadas no Estado.

Este ano, a Sefaz não fará o envio de documentos para pagamento pelos Correios. Todos os boletos estão disponíveis aos contribuintes, desde o dia 4 deste mês, no site da secretaria (www.sefaz.ce.gov.br). A rede arrecadadora do IPVA-2016 inclui Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste (BNB), Bradesco, casas lotéricas e Farmácias Pague Menos. A tabela completa com os valores a serem cobrados, também já se encontra disponível no site da Sefaz.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados