NOTÍCIAS / CEARÁ

Governo do Estado lança plano de combate ao Aedes aegypti

21/12/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O governador Camilo Santana vai lançar nesta segunda-feira (21) o Plano de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti. O inseto é vetor da dengue, chikungunya e zika. Esta última, teve relação confirmada pelo Ministério da Saúde com a microcefalia, malformação congênita que deixa as crianças com o crânio pequeno, influenciando o seu desenvolvimento.

A solenidade começará às 9 horas e será realizada no Centro de Eventos do Ceará, avenida Washington Soares, 999, bairro Edson Queiroz. Na ocasião, serão apresentadas informações técnicas, ações reforçadas de enfrentamento ao mosquito e a campanha para chamar a população ao combate. O Plano é fruto de uma ação integrada de todos os setores do Governo do Estado, além da parceria com os governos federal e municipais.

O Governo do Estado tem reunido gestores, coordenadores e técnicos para nivelar informações, por determinação do governador Camilo Santana, que provocou um encontro dos governadores com a presidente Dilma, no início de dezembro, após pedir apoio ao Governo Federal no combate ao inseto.

Dicas de combate ao Aedes aegypti

– Recipientes que guardam água de beber e para outros usos, assim como a caixa d’água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito;
– Fazer uma varredura no quintal, acabando com o lixo cheio de latas e tampas de garrafas que acumulam gotas de água;
– Depois da chuva, é recomendado eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pneus, pratinhos de vasos de planta;
– Colocar o lixo dentro de sacos, amarrar bem e levar às calçadas somente nos dias da coleta;
– Nunca jogar lixo nas ruas. O copo descartável que fica bolando nas ruas pode virar um criadouro de mosquitos;
– Mobilizar e conscientizar os vizinhos sobre a importância de conter o Aedes aegypti;
– A eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana. Assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados