NOTÍCIAS / POLÍTICA

Scioli admite derrota e Macri é o novo presidente da Argentina

Agência Brasil

23/11/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O candidato governista, Daniel Scioli, reconheceu a derrota às 21h33 (22h33, horário de Brasilia), três horas e meia depois do fechamento das urnas - antes do anúncio dos resultados oficiais e do anúncio da vitória de Mauricio Macri. Nas ruas, simpatizantes de Scioli choravam. "Não consigo acreditar que acabou", dizia Mariana Zapata, que até o último minuto acreditou na vitória de Scioli.

No comitê de campanha do oposicionista, Mauricio Macri, também houve muita emoção. A vice-presidente dele, a cadeirante Gabriela Michetti, foi a primeira a anunciar oficialmente a vitória. Em seguida, o próprio Macri subiu ao palco. "Quero dizer que hoje é um dia histórico. É uma mudança de época, que vai ser maravilhosa", disse. "É uma mudança que vai nos levar ao futuro e não pode se deter em vingancas e ajustes de contas".

No discurso, Macri falou na necessidade de derrotar o narcotráfico e de estabelecer melhores relações com outros países. "Quero dizer aos irmãos da America Latina e do mundo, que queremos trabalhar com todos", disse. "Esperamos encontrar uma agenda de co-operacao".

Macri disse, anteriormente, que a prioridade dele vai ser a relação com o Brasil. "Dilma [Roussef] vai se entender melhor comigo do que com [a presidenta] Cristina Kirchner", disse, em entrevista coletiva.

No dia 21 de dezembro, o novo presidente argentino participará da cúpula do Mercosul no Paraguai. Quando era candidato, ele avisou que iria invocar a cláusula democrática do bloco regional para suspender a Venezuela, que mandou prender políticos da oposição.

Às 23h29 deste domingo, 89,98% das urnas haviam sido apuradas. Macri teve 52,21% dos votos válidos e Scioli 47,79%. Segundo a Justiça Eleitoral argentina, o segundo turno argentino teve 1,20% de votos em branco, 1,29% de votos nulos e 0,05% de votos impugnados.

A vitória de Macri representa o fim de 12 anos de governo kircherista.

* Matéria atualizada às 23h29 para acréscimo de informações

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados