NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

Dicas para comprar. Está chegando o dia dos super descontos: Black Friday

22/11/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O dia 27 de novembro, próxima sexta-feira, será dedicado às promoções no comércio. Lojas de todo o País prometem vender roupas, sapatos, móveis, eletrônicos, brinquedos e outros milhares de produtos e serviços com descontos de até 80%. O evento, conhecido como Black Friday, é inspirado em ação semelhante realizada todos os anos nos Estados Unidos, logo após o Dia de Ação de Graças. Especialistas falam sobre os cuidados para não cair em “pegadinhas” e para não se endividar.

O presidente do Conselho Regional de Economia no Ceará (Corecon-CE), Allisson Martins, recomenda conter a euforia da “magia das vendas” criada por este evento, e usar este momento de forma inteligente. “Ou seja, os consumidores devem aproveitar a Black Friday para comprar os produtos que realmente necessitam, bem como antecipar as compras do Natal”, completa.

O consultor financeiro Samuel Magalhães concorda e diz que antes de sair por aí procurando o que está em promoção, a primeira coisa que o consumidor deve saber é o que ele está precisando. “Isso evita que ele gaste dinheiro com algo que não terá utilidade para seu cotidiano”, comenta, orientando fazer uma lista dos produtos ou serviços que está procurando.

O educador e terapeuta financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, também alerta para a necessidade de planejamento diante dessa oportunidade para assegurar bons descontos. Para o especialista, comprar adequadamente e com bons descontos é um dos principais segredos da educação financeira e da arte de poupar. Outra orientação para quem vai às compras é ter uma dose extra de paciência. “O estresse e a pressa levam ao impulso, adquirindo produtos sem pesquisar e pagando mais”.

O consultor financeiro Samuel Magalhães diz que para economizar tempo - tendo em vista que o número de estabelecimentos participantes da Black Friday - o consumidor pode ir em um desses sites de “buscadores” de preço e pesquisar o preço do produto que quer. “Assim, o consumidor poderá ver qual a loja que oferece efetivamente o melhor preço, tendo em vista que os buscadores servem para agrupar em um só local os preços de estabelecimentos diferentes”, diz.

Adianta que um outro aspecto vantajoso de se utilizar os buscadores é o fato de que alguns deles mostram o histórico de preços dos produtos pesquisados. “Dessa forma, o consumidor consegue analisar se realmente a loja está dando um desconto, ou se a oferta não passa de estratégia de marketing, a famosa “Black Fraude: tudo pela metade do dobro”, como conhecemos no Brasil”, afirma Samuel.

Multimídia
Leia mais sobre dicas de como fazer boas compras e sobre Direitos do consumidor em: http://bit.ly/1I4JBy7

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados