NOTÍCIAS / POLÍTICA

Com mais de 50 prefeitos, PDT é o maior partido do CE

30/09/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

 O PDT se transformou, nas últimas 24 horas, no maior partido do Ceará após receber, na noite dessa segunda-feira (28/09), a adesão de, pelo menos, 45 prefeitos. O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, puxou o bloco de adesões entre os gestores municipais que estavam filiados ao PROS. Em 2012, quando ganhou a Prefeitura em apenas oito cidades, o PDT era uma sigla minúscula e, nas eleições de 2016, entra na disputa como a maior força partidária do Ceará.

Os prefeitos que acompanham os irmãos Cid e Ciro Gomes foram eleitos, em sua grande maioria, pelo PSB. Em 2013, o grupo se transferiu para o PROS e, neste ano, desembarca no PDT. O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes já assinou ficha de filiação, mas Cid Gomes ainda não definiu a data de entrada no PDT. O número de prefeitos filiados na noite dessa terça-feira, em Fortaleza, ficou abaixo do esperado.

Inicialmente, a expectativa era de que, pelo menos, 60 prefeitos iriam se transferir para o PDT. O presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque, chegou a estimar esses números, mas as divergências políticas locais barraram algumas adesões. O gargalo para impedir ou adiar a entrada de alguns gestores aconteceu em função do PDT ser liderado nesses municípios por grupos adversários dos atuais prefeitos.

O número de adesões abaixo do esperado não abalou, nem abala os dirigentes do PDT, nem os ex-governadores Cid e Ciro Gomes. Integrantes do grupo político liderado pelos irmãos Ferreira Gomes estão sendo abrigados em outras siglas aliadas, possibilitando, assim, a formação dos palanques nas eleições de 2016. O PDT ganhará, ainda, novos prefeitos, vereadores,  e, também, a vice-governadora Izolda Cela, que é do PROS, deputados estaduais e deputados federais.

O presidente da Executiva Regional do PDT, André Figueiredo, não escondeu a alegria de ver o seu partido transformado na maior sigla do Ceará. André, ao participar do ato de filiações na noite dessa terça-feira, comemorou a chegada do PDT à Prefeitura de Fortaleza – um sonho que foi alimentado e, ao mesmo tempo, frustrado com a derrota do então candidato Heitor Férrer, em 2012. Hoje, o PDT tem a prefeitura com Roberto Cláudio que, em 2016, concorrerá a um novo mandato. Sem ambiente no PDT, Heitor se filia ao PSB para disputar as eleições municipais da Capital no próximo ano.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados