NOTÍCIAS / POLÍTICA

Operação prende três suspeitos de fraude na merenda escolar em Russas

G1

02/09/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Secretaria de educação, Morlânia Chaves ao lado do prefeito Weber
Secretaria de educação, Morlânia Chaves ao lado do prefeito Weber

Três pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (2) na "Operação Hora do Lanche", realizada pelo Ministério Público do Ceará. Elas são suspeitas de participar de um esquema de fraude em licitações para a aquisição de merenda escolar no município de Russas, a 165 quilômetros de Fortaleza. Segundo o MP, o esquema envolve fraude em licitações, falsificação de documentos públicos, superfaturamentos de preços e falsidade ideológica. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Fortaleza, Caucaia e Russas.

As duas empresas envolvidas nas fraudes pertencem ao mesmo grupo. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Prefeitura de Russas, nas residências dos investigados e nas sedes das empresas. Durante as diligências, foram presos a secretária municipal de Educação, Morlânia de Holanda Chaves; a cunhada dela e coordenadora do setor responsável pela merenda escolar, Cheria Cristina Costa Monteiro; e o proprietário de uma das empresas, Natanael Rodrigues de Lima.

De acordo com as investigações, de 2014 a 2015, a Prefeitura de Russas  realizou licitações  para o fornecimento de merenda escolar, mas os itens eram fornecidos por vendedores locais. A apuração mostrou que as empresas envolvidas têm movimentação financeira paralela, mostrando a ocorrência de um conluio para fraudar licitações. Além disso, os preços da contratação foram superfaturados, revelando o desvio de verbas públicas.
            
A operação é resultado de articulação conjunta entre os promotores de Justiça do Núcleo de Tutela Coletiva (NUTEC) da 4ª Unidade Regional do MPCE, com sede no Município, em parceria ainda com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e equipes da Polícia Civil.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados